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Identidades culturais na educação escolar : estratégias de governamento identitário

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Autor Gräff, Patrícia;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5670585241403271;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Identidades culturais na educação escolar : estratégias de governamento identitário;
Resumo A Tese objetiva problematizar os discursos sobre as identidades culturais, proliferados na educação Contemporânea. No cruzamento entre teorizações de Michel Foucault e teorizações que se filiam ao pensamento social contemporâneo, articula o discurso e o governamento como ferramentas analíticas e circunscreve os limites teóricos que pautam a pesquisa. Para empreender as análises, toma três conjuntos heterogêneos de materiais constituídos por: 1) publicações do Ministério da Educação, no âmbito das políticas de atenção à diversidade; 2) publicações da Revista Nova Escola, e; 3) publicações de agências vinculadas ao Estado, como IBGE, IPEA, UNESCO e UNICEF. A análise dos materiais mostra como as relações entre diversidade cultural e educação foram incorporadas à agenda política do Estado brasileiro ao longo do século XX e circunscreve o modo como as políticas de atenção à diversidade repercutem no espaço escolar e definem práticas escolares. A pesquisa mostra duas estratégias de governamento identitário, delineadas nas políticas educacionais: a produção da tolerância e a inversão do estigma. Ambas as estratégias procuram atender a uma meta lançada para a educação: esmaecer as práticas de discriminação. Conclui, por fim, que a inversão parcial do estigma inviabiliza a incorporação da desejada tolerância nos relacionamentos entre os indivíduos, fazendo com que essas estratégias não produzam os efeitos esperados na redução das práticas de discriminação.;
Abstract The thesis aims to problematize the discourses about cultural identities, proliferated in contemporary education. In the intersection between Michel Foucault's theorizations and theorizations that are based on contemporary social thought, it articulates discourse and government as analytical tools and circumscribes the theoretical limits that guide research. To undertake the analyzes, it takes three heterogeneous materials sets consisting of: 1) publications of the Ministry of Education, within the scope of policies of diversity attention; 2) Nova Escola Magazine publications, and; 3) publications of agencies linked to the State, such as IBGE, IPEA, UNESCO and UNICEF. The analysis of the materials shows how the relations between cultural diversity and education were incorporated into the political agenda of the Brazilian State throughout the twentieth century and circumscribes the way in which policies of diversity attention affect in the school space and define school practices. The research shows two identity government strategies, outlined in educational policies: the tolerance production and the stigma inversion. Both strategies seek to meet a goal for education: to dampen discrimination practices. Finally, it concludes that the partial inversion of stigma precludes the incorporation of the desired tolerance in the relationships between individuals, making these strategies not to produce the expected effects in reducing discrimination practices.;
Palavras-chave Identidades culturais; Inversão do estigma; Tolerância; Governamento identitário; Escola; Cultural identities; Stigma inversion; Tolerance; Identity government; School;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2017-02-21;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6301;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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