RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Do design instrucional ao design thinking - desafios e possibilidades para a inovação na educação corporativa na modalidade online: o caso SENACRS

Mostrar registro simples

Autor Eufrasio Junior, Nelson Luis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5199642706746400;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Do design instrucional ao design thinking - desafios e possibilidades para a inovação na educação corporativa na modalidade online: o caso SENACRS;
Resumo Esta dissertação apresenta um estudo teórico-prático sobre situações que envolvem o processo de criação de materiais educacionais digitais no SENACRS, mais especificamente, desenvolvidos no contexto da equipe de Tecnologias Educacionais. A pesquisa parte da seguinte problemática: como o design thinking pode contribuir para ressignificar os processos de trabalho no contexto da construção de materiais educacionais para a educação online do SENACRS? O objetivo consiste em compreender o DT, bem como investigar sua contribuição, enquanto proposta de inspiração e inovação para ressignificar os processos de trabalho no contexto da construção de materiais educacionais para educação online do SENACRS. Com base neste conceito, bem como o apoio teórico encontrado em diferentes autores, tais como Brown (2011), Pinheiro & Alt (2011), Eboli (2010), Perrenoud (2000), entre outros, explicita-se o processo de criação utilizados pelos profissionais sob a ótica do design. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, alicerçada em um estudo de caso coletivo. Como instrumentos e materiais para a produção dos dados, utilizou-se: entrevista semi-estruturada, registros em áudio, fotográfico, observação participante, dinâmicas de grupo. Esses dados foram analisados utilizando-se a Análise Textual Discursiva (GALIAZZI; MORAES, 2011), tendo como subsídio para a interpretação o referencial teórico construído. Os principais resultados da pesquisa apontam que o fato da dissertação ter sido desenvolvida em contexto natural do trabalho realizado pela equipe de Tecnologias Educacionais do SENACRS possibilitou o desenvolvimento de uma cultura de inovação, em que os colaboradores sentem-se inspirados em desenvolver-se profissionalmente em busca de um constante aperfeiçoamento de suas atividades na Instituição. Ao utilizar o Design Thinking como alternativa aos processos outrora existentes na equipe, constatou-se uma melhoria nas relações humanas dos profissionais envolvidos, melhoria na criação dos materiais educacionais digitais, no emprego de metodologias alternativas nos processos de criação, na utilização de pesquisas para subsídio de novos materiais didáticos contemplando elementos de inovação, dando origem ainda a produções científicas oriundas desta pesquisa.;
Abstract This dissertation presents a theoretical and practical study of situations involving the process of creating digital learning materials in SENACRS, more specifically developed in the context of the team of Educational Technology. The research part of the following problem: how design thinking can help to reframe the work processes in the context of construction of educational materials for e-learning SENACRS? The objective is understand the DT and investigate its contribution, as a proposal for inspiration and innovation to reframe the work processes in the context of the construction of educational materials for e-learning SENACRS. Based on this concept and the theoretical support found in different authors, such as Brown (2011), Pinheiro & Alt (2011), Eboli (2010), Perrenoud (2000), among others, is the explicit creation process used by professionals from the perspective of design. At the methodological level, it’s a qualitative research of an applied nature, based on a collective case study. As instruments and materials for the production of data, we used: semi-structured interviews, audio recordings, photographic, participant observation, group dynamics. These data were analyzed using the Discursive Textual Analysis (GALIAZZI; MORAES, 2011), and as an aid in interpreting the theoretical framework built. The main results of this research indicated that the fact of the dissertation have been developed in the natural context of the work done by the team of Educational Technologies SENACRS enabled the development of a culture of innovation, where employees feel inspired to develop professionally in search for continuous improvement of its activities in the institution. Using Design Thinking as an alternative to existing processes once the team, there was an improvement in human relations professionals involved, improvement in the creation of digital educational materials, employment of alternative methodologies in creation processes, the use of research for grant new teaching materials covering elements of innovation, giving rise still scientific production resulting from this research.;
Palavras-chave Educação a distância; Design thinking; Design instrucional; Inovação; Educação online; Distance education; Design thinking; Instructional design; Innovation; Online education; E-learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2015-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4966;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística