Abstract:
Esta dissertação apresenta um estudo teórico-prático sobre situações que envolvem o processo de criação de materiais educacionais digitais no SENACRS, mais especificamente, desenvolvidos no contexto da equipe de Tecnologias Educacionais. A pesquisa parte da seguinte problemática: como o design thinking pode contribuir para ressignificar os processos de trabalho no contexto da construção de materiais educacionais para a educação online do SENACRS? O objetivo consiste em compreender o DT, bem como investigar sua contribuição, enquanto proposta de inspiração e inovação para ressignificar os processos de trabalho no contexto da construção de materiais educacionais para educação online do SENACRS. Com base neste conceito, bem como o apoio teórico encontrado em diferentes autores, tais como Brown (2011), Pinheiro & Alt (2011), Eboli (2010), Perrenoud (2000), entre outros, explicita-se o processo de criação utilizados pelos profissionais sob a ótica do design. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, alicerçada em um estudo de caso coletivo. Como instrumentos e materiais para a produção dos dados, utilizou-se: entrevista semi-estruturada, registros em áudio, fotográfico, observação participante, dinâmicas de grupo. Esses dados foram analisados utilizando-se a Análise Textual Discursiva (GALIAZZI; MORAES, 2011), tendo como subsídio para a interpretação o referencial teórico construído. Os principais resultados da pesquisa apontam que o fato da dissertação ter sido desenvolvida em contexto natural do trabalho realizado pela equipe de Tecnologias Educacionais do SENACRS possibilitou o desenvolvimento de uma cultura de inovação, em que os colaboradores sentem-se inspirados em desenvolver-se profissionalmente em busca de um constante aperfeiçoamento de suas atividades na Instituição. Ao utilizar o Design Thinking como alternativa aos processos outrora existentes na equipe, constatou-se uma melhoria nas relações humanas dos profissionais envolvidos, melhoria na criação dos materiais educacionais digitais, no emprego de metodologias alternativas nos processos de criação, na utilização de pesquisas para subsídio de novos materiais didáticos contemplando elementos de inovação, dando origem ainda a produções científicas oriundas desta pesquisa.