Resumo:
O propósito desta pesquisa foi compreender como está ocorrendo o processo de consolidação dos cursos de licenciatura nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tomando como objeto de análise as experiências desenvolvidas por um curso de licenciatura de um Instituto Federal situado no Rio Grande do Sul. A abertura de cursos desta modalidade representa uma novidade para muitas destas novas instituições, que não possuem ainda experiências consolidadas neste cenário de cursos. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa apropriou-se da utilização de um estudo de caso e da realização de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi desenvolvida tomando por referência os pressupostos da Análise de Conteúdo. Já com relação aos referenciais teóricos, pode-se mencionar os estudos de Tardif, Sacristán, Charlot, Cunha, Larrosa e Moura, que serviram de aporte para refletir sobre os elementos que estão imbricados no processo de formação de um docente, bem como nas reflexões que remetem mais especificamente à formação de docentes na rede federal de educação profissional e tecnológica. A análise dos dados demonstrou que ainda há fragilidades a serem superadas no que se refere à consolidação do curso aqui estudado e um desses elementos diz respeito à articulação com a Educação Básica. Os Institutos Federais possuem a oferta de cursos voltados a esta modalidade de ensino e as diretrizes para a formação de professores nestas instituições destacam que este aspecto é um dos diferenciais neste novo locus de formação de docentes, pois a própria instituição oferece a possibilidade de distintas aproximações entre estas duas modalidades de ensino. Contudo, neste estudo constatamos que o simples fato de possuir a oferta de cursos de Educação Básica não é uma garantia de que isto efetivamente se constitua em um diferencial, pois aqui foi percebida uma dificuldade de interlocução entre os cursos de licenciatura com aqueles voltados à Educação Básica na instituição. Outro elemento a ser destacado é o processo de consolidação do curso junto à comunidade, que está relacionado ao propósito de interiorização dos IFs. Neste estudo constatou-se que há distintas possibilidades de incremento na formação dos estudantes, mas percebe-se que a comunidade que recebe esta nova instituição ainda necessita aprimorar seu entendimento sobre a real dimensão que as oportunidades trazidas a partir do cenário de atuação dos IFs podem representar. De toda forma, as experiências desenvolvidas no curso aqui estudado, apesar das diversas dificuldades relatadas pelos sujeitos entrevistados, denotam que há possibilidades que se delineiam para esta modalidade de ensino, o que evidencia que as primeiras experiências que vêm sendo desenvolvidas estão sendo significativas e trazem diferenciais positivos, com uma formação pautada no profissionalismo dos futuros docentes.