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Nos arquivos da Bienal do Mercosul: democratizar, educar, investir

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Autor Guedes, Betina Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5841556472457254;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Nos arquivos da Bienal do Mercosul: democratizar, educar, investir;
Resumo A partir dos estudos de Michel Foucault e operando com os conceitos de discurso e governamento, a Tese problematiza a instituição da Bienal do Mercosul como um contexto educativo por excelência, que privilegia a democratização do acesso à arte nas ações que desenvolve, em sintonia com a demanda das políticas inclusivas vigentes no Brasil. Para analisar esse contexto, utiliza como material um conjunto de publicações editadas pela Fundação Bienal do Mercosul, no decorrer das suas nove edições já realizadas, abrangendo o seguinte período: 1997 a 2013. As análises mostraram que o incentivo para frequentar a Bienal parte da promessa de que estar com arte agrega valor aos visitantes, e subentende-se que mudanças são geradas nos sujeitos que transitam por seus espaços expositivos. Tal promessa aponta que as relações estabelecidas entre arte e educação na Bienal do Mercosul têm como foco a capitalização dos sujeitos, principalmente em idade escolar. Para dar conta desse campo de expectativas e de interdependência, a Bienal foi constituída como um território heterogêneo, composto, entre outros, por um viés empresarial e um (necessário) viés educativo. A aproximação da Bienal com as empresas ocorre impelida pelo imperativo de conformação de uma sociedade inclusiva, pela democratização do acesso à arte, pelo fortalecimento da parceria Estado-Empresa e pelo empresariamento dos sujeitos e da sociedade – por meio do crescente investimento em capital humano. A inserção da Fundação Bienal nessa grade de inteligibilidade mostra as bases sobre as quais se assentam seus intentos de formar o sujeito (empresário de si) por meio de projetos educativos que repercutem em investimentos na população. Conclui-se que, ao promover a democratização do acesso à arte, fazendo do sujeito seu foco de intervenção, a Bienal do Mercosul assume o lugar de mais um espaço institucional politicamente instituído que educa e que mantém o fluxo de normalidade da população.;
Abstract From studies by Michel Foucault, and operating with the concepts of discourse and government, this Thesis problematizes the institution of the Biennial Art Exhibition of Mercosul as an educative context par excellence, which privileges the democratization of access to art through the actions it develops in accordance with requirements of inclusive policies in effect in Brazil. In order to analyze such context, the study has addressed nine issues of publications by the Mercosul Biennial Visual Arts Foundation published from 1997 to 2013. The analyses have shown that the encouragement to attend the Biennial Art Exhibition has been grounded on the promise that being in contact with art can add value to visitors, and it has been understood that changes are produced in the subjects that move around its exhibition rooms. Such promise points out that the relationships established between art and education in the Biennial Art Exhibition of Mercosul focus on the capitalization of the subjects, particularly school age individuals. To meet such expectations and the idea of interdependence, the Biennial Art Exhibition has been constituted as a heterogenic territory consisting of both entrepreneurial and (necessary) educative biases, among others. The approximation between the Biennial Art Exhibition and corporations has been triggered by the imperative of a so-called inclusive society, the democratization of accesses, the strengthening of the State-Corporation partnership, and the entrepreneurship of subjects and society by means of an increasing investment in human capital. The insertion of the Biennial Foundation in this intelligibility framework shows the bases of its purpose of forming the (self-entrepreneur) subject by means of educative projects that reverberate in investments in the quality of living of the population. It has been concluded that, by fostering the democratization of the access to art, regarding the subject as its focus of intervention, the Biennial Art Exhibition of Mercosul has become one more institutional place that teaches and keeps the flow of normality of the population, which has been politically instituted.;
Palavras-chave Bienal do Mercosul; Educação; Responsabilidade social empresarial; Capital humano; Biennial art exhibition of Mercosul; Education; Corporate social responsibility; Human capital;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2015-02-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3668;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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