Resumo:
Este trabalho investiga a certificação da gestão pública municipal de Gramado/RS com a Norma ISO 9001: 2008 - Sistema de Gestão da Qualidade, no período de 2007 a 2010, que contempla as etapas de implementação, certificação e manutenção do selo de qualidade, com enfoque central na área da Educação e na Escola. Caracteriza-se como estudo de caso com abordagem qualitativa. Analisa as etapas do processo, as diferenças dos indicadores de qualidade da Norma ISO 9001 e Indicadores de Qualidade da Educação; e a percepção dos sujeitos sobre os efeitos da ISO na prática da gestão da Escola. Concluímos que o modelo de gestão, com base no setor econômico e com idéias neoliberais de qualidade total, está inserido nos requisitos da Norma ISO 9001:2008; para a gestão da educação municipal e para o ensino formal, o modelo de gestão com requisitos de gerenciamento e controle gerou contradições, questionamentos e dúvidas em relação ao conceito de educação de qualidade; no âmbito da gestão da escola a certificação gerou um desafio, contrariando conquistas já consolidadas e legalmente garantidas, como a gestão democrática com autonomia e participação da comunidade escolar nas decisões, necessidades e prioridades da Escola.