Autor |
Nunes, Patricia dos Santos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3176342031459109; |
Orientador |
Schlemmer, Eliane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5391034042353187; |
Co-orientador |
Fischer, Maria Clara Bueno; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/3835786000876089; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Em busca do tesouro: inserção profissional e inclusão digital nas trajetórias de egressos/integralizados de um curso de Técnico em Informática - PROEJA; |
Resumo |
A pesquisa busca contribuir para campo teórico em consolidação que relaciona Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Foram analisadas as trajetórias de alunos e alunas egressos/integralizados (processo de estágio obrigatório) do curso de técnico em informática PROEJA, do IF (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) Campus Charqueadas. Os conceitos principais da tese são: inclusão digital, inserção profissional e trajetórias. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de inserção profissional dos alunos egressos e/ou integralizados do curso de técnico em Informática, modalidade EJA, considerando, em especial, a formação recebida no curso e inclusão digital dos mesmos a partir das trajetórias ocupacionais, buscando aproximações com os referencias teóricos que inter relacionam Trbalho e Educação. O problema de pesquisa foi: quais os lugares da inclusão digital na formação técnica de nível médio em trajetórias de jovens e adultos do PROEJA para a sua inserção profissional como Técnicos em Informática na atualidade? Foram produzidas ainda as seguintes questões de pesquisa: 1) Quais os lugares da inclusão digital nas trajetórias para a inserção profissional de jovens e adultos? 2) Quais as relações entre a formação nos cursos técnicos PROEJA e as demandas do mercado de trabalho percebidas pelos egressos do curso? Foram realizadas entrevistas com a coordenadora do curso e quatro alunos egressos/integralizados, além de análise do documento Base do PROEJA. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que os alunos possuíam trajetórias descontínuas, e não estavam incluídos digitalmente. A partir da formação recebida pode-se afirmar que os alunos encontram-se em processo de inclusão digital, e a formação recebida incide de forma positiva em suas trajetórias, criando melhores possibilidades de inserção profissional e inclusão digital.; |
Abstract |
The research aims to contribute to the consolidation theoretical field that relates Youth and Adult and Vocational Education. The trajectories of students (the compulsory internship process) from computer technician PROEJA of IF (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) - Charqueadas Campus -were analyzed. The key concepts of the thesis are: digital inclusion, employability and careers. The aim of the research was to analyze the process of professional integration of former students in the course of computer technicians, EJA mode, considering in particular the training received in the course and digital inclusion of the same from ccupational histories, seeking approaches to the theoretical frameworks that relates Employment and Education. The research problem was: what are the places of digital inclusion in the technical training trajectories of youth and adults PROEJA for their employment as technicians in IT today? We also produced the following research questions: 1) What are the places of digital inclusion in the professional integration trajectories of young people and adults? 2) What are the relationships between training in PROEJAs technicalcourses and the demands of the labor market perceived by graduates of the course? Interviews were conducted with the coordinator of the course and four graduates, and analysis of PROEJAs Base document. From the research performed, it was revealed that students had discontinuous trajectories, and were not included digitally. From the trainingreceived can be said that students are in the process of digitalinclusion, and the education received relates positively in theircareers, creating better opportunities for employability and digital inclusion.; |
Palavras-chave |
PROEJA; Inclusão digital; Inserção profissional; Trajetórias; Digital inclusion; Professional insertion; Trajectories; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2011-08-08; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3170; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |