Resumo:
A pesquisa busca contribuir para campo teórico em consolidação que relaciona Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Foram analisadas as trajetórias de alunos e alunas egressos/integralizados (processo de estágio obrigatório) do curso de técnico em informática PROEJA, do IF (Instituto Federal Sul-Rio-Grandense) Campus Charqueadas. Os conceitos principais da tese são: inclusão digital, inserção profissional e trajetórias. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de inserção profissional dos alunos egressos e/ou integralizados do curso de técnico em Informática, modalidade EJA, considerando, em especial, a formação recebida no curso e inclusão digital dos mesmos a partir das trajetórias ocupacionais, buscando aproximações com os referencias teóricos que inter relacionam Trbalho e Educação. O problema de pesquisa foi: quais os lugares da inclusão digital na formação técnica de nível médio em trajetórias de jovens e adultos do PROEJA para a sua inserção profissional como Técnicos em Informática na atualidade? Foram produzidas ainda as seguintes questões de pesquisa: 1) Quais os lugares da inclusão digital nas trajetórias para a inserção profissional de jovens e adultos? 2) Quais as relações entre a formação nos cursos técnicos PROEJA e as demandas do mercado de trabalho percebidas pelos egressos do curso? Foram realizadas entrevistas com a coordenadora do curso e quatro alunos egressos/integralizados, além de análise do documento Base do PROEJA. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que os alunos possuíam trajetórias descontínuas, e não estavam incluídos digitalmente. A partir da formação recebida pode-se afirmar que os alunos encontram-se em processo de inclusão digital, e a formação recebida incide de forma positiva em suas trajetórias, criando melhores possibilidades de inserção profissional e inclusão digital.