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A (in)suficiência do paradigma dogmático no modo de observar e ensinar o direito

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Autor Costa, Bárbara Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9499534860991336;
Orientador Rocha, Leonel Severo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3283434447576859;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Direito;
Idioma pt_BR;
Título A (in)suficiência do paradigma dogmático no modo de observar e ensinar o direito;
Resumo Estudar a (in)suficiência da dogmática jurídica no modo de observar e ensinar o direito implica necessariamente em conhecer o contexto de seu surgimento. O modo como se pretende realizar esta atividade parte da percepção cientificista, desenvolvida por Descartes e Newton, durante os séculos XVI e XVII. A busca por um conhecimento certo, seguro, puro e verdadeiro também pode ser encontrado no direito. A dogmática, considerada paradigma científico do direito dominante na modernidade, influencia ainda hoje as estruturas judiciária e educacional brasileiras. Ocorre que, tanto o modelo mecanicista, quanto o pensamento jurídico encontram-se limitados diante das complexidades, desordens, incertezas e inseguranças do mundo. Entretanto, permanecem presentes no imaginário dos juristas, os quais apresentam concepções reducionistas, minimalistas, disjuntivas e insuficientes do direito e da sociedade. Nesse sentido, é possível falar em uma crise de paradigmas, a qual exige uma nova forma de ver o mundo, considerando os ri;
Abstract To study the (in) adequacy from law dogmatic in the way to observe and teach law necessarily implies in knowing the context of its appearance. The way of how is wanted to perform this activity comes from the scientific perception developed for Descartes and Newton in XVI and XVII centuries. The quest for a correct, safe, pure and true knowledge also can be found in law study. The dogmatic, considered scientific paradigm from dominant law in modernity continues influencing today the Brazilian law and educational structures. The mechanics models and the law thinking are limited in front of the complexities, disorders, uncertainties and insecurities of the world. However, it remains recurrent in imagination of jurists who present reducing, minimalist, excluding and insufficient conceptions from law study and society. Observing this, it’s possible to talk in a paradigm crisis which demands a new way to see the world considering the risks and existing paradoxes. The institution of law knowledge in Brazil had innum;
Palavras-chave cursos de direito; Instituições de Ensino Superior; mudança epistemológica; paradigma dogmático; teoria dos sistemas; ensino jurídico; mecanicismo; Colleges; epistemological change; law courses; law study; paradigm dogmatic; systems theory; mechanics;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2007-12-21;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2418;
Programa Programa de Pós-Graduação em Direito;


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