Autor |
Bastos, Amélia Rota Borges de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1075436289053313; |
Orientador |
Cunha, Maria Isabel da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0157149133885713; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Sendero inclusivo: o caminho da escola peregrina na inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; |
Resumo |
Sendero Inclusivo buscou discutir a genealogia dos saberes mobilizados e produzidos pela escola e por professores que vêm obtendo êxito na escolarização de alunos com necessidades educacionais especiais – n.e.e, apesar de não terem formação especializada para responder às políticas de inclusão. A investigação, de caráter qualitativo, foi levada a cabo através da realização de um estudo de caso de uma Escola da Rede Municipal de Educação do Município de Bagé/RS, que vem protagonizando práticas educativas reconhecidas como inclusivas. Compôs o corpus da investigação a observação do campo empírico, a realização de entrevistas semi-estruturadas com os atores que compõe a Instituição educativa e comunidade dos arredores, a realização de grupos focais, a análise das narrativas das professoras em diários pessoais e a analise documental. Os pressupostos teóricos que deram sustentação ao estudo centraram-se nas temáticas da inclusão e da formação docente, tendo como interlocutores principais Freire, Carvalho, Rodrigue; |
Abstract |
Sendero Inclusivo aimed at discussing the genealogy of knowledge mobilized and produced by a school, and its teachers, that have succeeded in schooling students with special educational needs – s.e.n., despite not having specialized training to respond to the policies of inclusion. The investigation, of a qualitative character, was carried through a case study of a municipal school, located in the city of Bagé/RS, which has been implementing educational practices recognized as inclusive. The investigation corpus was composed by observations of the empirical field, semi-structured interviews with the actors involved in the educational institution and with the surrounding community, focus groups, teachers´ narratives from their personal diaries and documental analyses. The theoretical background that gave support to the study focused on themes like inclusion and teacher formation, having as main interlocutors Freire, Carvalho, Rodrigues, Tardif, Zeichner, Schön, Cunha, Leite and Alarcão, besides other collabora; |
Palavras-chave |
boas práticas; saberes docentes; escola inclusiva; good practice; teaching knowledge; inclusive school; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2009-09-10; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2096; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |