Autor |
Thum, Carmo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0579870742392085; |
Orientador |
Eggert, Edla; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8360909218928418; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Educação, história e memória: silêncios e reinvenções pomeranas na Serra dos Tapes; |
Resumo |
A presente tese analisa silêncios e reinvenções pomeranas na Serra do Tapes, Rio Grande do Sul, em relação à opressão das instituições formativas. As grandes linhas teóricas que se entrecruzam são: Educação, História e Memória. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, cuja orientação principal, em termos metodológicos, é a etnografia. Nesse sentido, a coleta de dados foi constituída de forma complexa e plural, passando pelas técnicas: levantamento bibliográfico, análise documental, participação pesquisante, entrevistas, conversas informais, rodas de diálogos, produção e análise de fotografias e inventários. A imigração pomerana no sul do Rio Grande do Sul diferencia-se de modo singular, em relação à dos outros grupos imigrantes (alemães), em função das conjunturas históricas, constitutivas dos pomeranos e do processo de isolamento e silenciamentos, vividos no sul do Brasil. Além disso, o silêncio da cultura pomerana, no bojo da cultura local, se dá sob as abas do poder: religioso, escolar,; |
Abstract |
The purpose of this thesis is to examine Pomeranian silences and reinventions in the area known as Serra do Tapes, Rio Grande do Sul, Brazil, regarding oppression by educational institutions. The major theoretical lines are Education, History and Memory. This is a qualitative, exploratory study whose core methodological orientation is ethnography. Therefore, data were collected in a plural and complex fashion, using the following techniques: bibliographical review, document analysis, research-based participation, interviews, informal conversations, dialog rounds, production and analysis of photographs and inventories. Pomeranian immigration to southern Rio Grande do Sul is uniquely different from that by the other immigrant groups (Germans) due to the historical circumstances constitutive of Pomeranians and the process of isolation and silence they experienced in the area. Furthermore, the silence of Pomeranian culture within local culture takes place under the veil of power, whether it is related to religion; |
Palavras-chave |
cultura escola; cultura local; educação; formação docente; memória e história; silêncios; pomeranos; education; local culture; memory and history; silences; pomeranians; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2009-01-15; |
Agência de fomento |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2087; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |