Autor |
Rodrigues, Ana Cristina da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8696471514884993; |
Orientador |
Baquero, Rute Vivian Angelo; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8091622641907777; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
Sigla da instituição |
UNISINOS; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Paradoxos de uma proposta educacional emancipatória:
uma análise da Escola por Ciclos de Formação da Rede Municipal de Porto Alegre e suas implicações na produção de exclusão por conhecimento em alfabetização.; |
Resumo |
O presente estudo teve, como objetivo geral, investigar de que forma a conjugação entre as dimensões metodológicas,considerando-se os paradigmas que orientam as práticas docentes em relação ao ensino da leitura e da escrita; sócio-antropológicas, problematizando as concepções docentes acerca das relações entre o contexto social, a escola e a aprendizagem e político-pedagógicas, tendo em vista a implantação e o desenvolvimento da proposta dos Ciclos de Formação em Porto Alegre , tem produzido ou não, exclusões por conhecimento, nos processos de alfabetização inicial. Caracterizou-se com um estudo de natureza qualitativa, sendo o estudo de caso a opção metodológica. Para a coleta de dados foram realizadas análise de documentos junto à Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, entrevistas com coordenadores pedagógicos e professoras alfabetizadoras de escolas selecionadas com maiores e menores índices de manutenções em classes de alfabetização, entrevistas com crianças mantidas em classes de alfabetiz; |
Palavras-chave |
alfabetização; exclusão por conhecimento; Porto Alegre; projeto pedagógico; ciclos de formação; |
Área(s) do conhecimento |
Ciências Humanas; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2008-08-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2085; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |