Resumo:
Este estudo tem como tema o clima organizacional, com ênfase no papel da gestão sob a perspectiva dos docentes. Nesse sentido, investiga-se como as lideranças acadêmicas podem gerenciar, de modo eficaz, o clima organizacional, considerando as percepções dos professores. O objetivo é propor práticas de gestão do clima organizacional para as lideranças acadêmicas, embasadas na análise das percepções dos docentes. A pesquisa foi realizada no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora/MG, pertencente à Rede Jesuíta de Educação, com a participação de representantes do corpo docente e da liderança acadêmica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, classificada como exploratório-descritiva. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas direcionadas tanto aos professores quanto aos gestores acadêmicos. Para a análise dos dados, empregou-se a interpretação das informações empíricas, estabelecendo conexões com a teoria que fundamentou a pesquisa. Os resultados indicaram que os docentes possuem uma percepção positiva sobre o clima organizacional do Colégio dos Jesuítas, destacando a importância da filosofia e dos valores institucionais. No entanto, as entrevistas também revelaram áreas que necessitam de atenção por parte da gestão, sugerindo pontos de melhoria na gestão do clima organizacional. As entrevistas com os representantes da liderança acadêmica do Colégio dos Jesuítas revelaram uma convergência entre as percepções dos gestores e as dos professores sobre o clima organizacional. Os líderes reconhecem seu papel central na promoção de um ambiente institucional positivo e ressaltam o bem-estar coletivo. O projeto de intervenção propõe um framework, apresentado como um card de recomendações, que serve como um guia prático para o Colégio dos Jesuítas. As descobertas desta pesquisa podem fornecer subsídios para a reflexão crítica e a ação efetiva das lideranças acadêmicas, contribuindo para a construção de um clima organizacional saudável e estimulante, essencial para o fortalecimento da comunidade educacional.