Autor |
Lima, Suellen de Almeida; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9070153105510065; |
Orientador |
Cabral, Patrícia Martins Fagundes; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7731529054849431; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Clima organizacional: o trabalho das lideranças acadêmicas a partir da perspectiva docente no Colégio dos Jesuítas – Juiz de Fora/MG; |
Resumo |
Este estudo tem como tema o clima organizacional, com ênfase no papel da gestão sob a perspectiva dos docentes. Nesse sentido, investiga-se como as lideranças acadêmicas podem gerenciar, de modo eficaz, o clima organizacional, considerando as percepções dos professores. O objetivo é propor práticas de gestão do clima organizacional para as lideranças acadêmicas, embasadas na análise das percepções dos docentes. A pesquisa foi realizada no Colégio dos Jesuítas, em Juiz de Fora/MG, pertencente à Rede Jesuíta de Educação, com a participação de representantes do corpo docente e da liderança acadêmica. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, com uma abordagem qualitativa, classificada como exploratório-descritiva. Utilizaram-se, como instrumentos de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas direcionadas tanto aos professores quanto aos gestores acadêmicos. Para a análise dos dados, empregou-se a interpretação das informações empíricas, estabelecendo conexões com a teoria que fundamentou a pesquisa. Os resultados indicaram que os docentes possuem uma percepção positiva sobre o clima organizacional do Colégio dos Jesuítas, destacando a importância da filosofia e dos valores institucionais. No entanto, as entrevistas também revelaram áreas que necessitam de atenção por parte da gestão, sugerindo pontos de melhoria na gestão do clima organizacional. As entrevistas com os representantes da liderança acadêmica do Colégio dos Jesuítas revelaram uma convergência entre as percepções dos gestores e as dos professores sobre o clima organizacional. Os líderes reconhecem seu papel central na promoção de um ambiente institucional positivo e ressaltam o bem-estar coletivo. O projeto de intervenção propõe um framework, apresentado como um card de recomendações, que serve como um guia prático para o Colégio dos Jesuítas. As descobertas desta pesquisa podem fornecer subsídios para a reflexão crítica e a ação efetiva das lideranças acadêmicas, contribuindo para a construção de um clima organizacional saudável e estimulante, essencial para o fortalecimento da comunidade educacional.; |
Abstract |
This study focuses on organizational climate, emphasizing the role of management from the perspective of teachers. The central question investigates how academic leaders can effectively manage organizational climate by considering teachers' perceptions. The main objective is to propose organizational climate management practices for academic leaders, based on the analysis of teachers' perceptions. The research was conducted at Colégio dos Jesuítas in Juiz de Fora/MG, part of the Jesuit Education Network, involving representatives from both the teaching staff and academic leadership. A qualitative case study methodology was employed, classified as exploratory-descriptive. Data were collected through semi-structured interviews with both teachers and academic managers. The analysis involved interpreting empirical data and establishing connections with the theoretical framework underpinning the research. The results indicate that teachers have a positive perception of the organizational climate at Colégio dos Jesuítas, highlighting the significance of the institution's philosophy and values. However, interviews also identified areas requiring greater attention from management, suggesting points for improvement in managing organizational climate. The discussions with academic leaders revealed a convergence between the perceptions of managers and teachers regarding the organizational climate. Leaders acknowledge their central role in fostering a positive institutional environment and emphasize the importance of collective well-being. The intervention project proposes a framework, presented as a recommendations card, serving as a practical guide for Colégio dos Jesuítas. Finally, it is concluded that the findings of this research can offer important support for critical reflection and effective action by academic leaders, contributing to the construction of a healthier and more stimulating organizational climate, essential for strengthening the educational community.; |
Palavras-chave |
Clima organizacional; Gestão educacional; Liderança acadêmica; Percepção docente; Organizational climate; Educational management; Academic leadership; Teacher perception; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-11-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13597; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |