Resumo:
Além da crise sanitária, a pandemia da COVID-19 impactou negativamente diversos setores da economia global. Em questão, o mercado educacional brasileiro passou a enfrentar reflexos da pandemia desde o segundo trimestre de 2020. Esta dissertação aborda a readequação estratégica de uma escola privada de nível técnico no contexto pós-pandemia da COVID-19. Teve como objetivo a elaboração de uma proposta de intervenção que readéque estrategicamente a escola caso, a partir da visão percebida por seus stakeholders. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos explicativos, através de procedimento Estudo de Caso. Os métodos empregados envolveram revisão de literatura, análise documental e coleta de dados através de entrevistas de modalidade aberta. A análise dos dados coletados revelou que o posicionamento estratégico adotado pela escola caso é, de fato, percebido pelos seus stakeholders. Ainda, permitiu confirmar a necessidade de realizar ajustes estratégicos visando fortalecer sua marca e aumentar sua competitividade diante da concorrência com instituições que praticam preços menores e têm maior flexibilidade nos critérios de admissão. A proposta de intervenção proveniente da realização desta pesquisa foi o desenvolvimento de um Plano Estratégico de curto prazo, objetivando aumentar a fatia de mercado da escola caso, através da captação de novos estudantes.