RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Readequação estratégica pós pandemia da Covid-19 de uma escola privada de nível técnico na área da saúde: o caso da Escola da Paz

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Sheila Daniela Hansen;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8921640384384619;
Orientador Silva, Luciana Maines da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5057065195398465;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Readequação estratégica pós pandemia da Covid-19 de uma escola privada de nível técnico na área da saúde: o caso da Escola da Paz;
Resumo Além da crise sanitária, a pandemia da COVID-19 impactou negativamente diversos setores da economia global. Em questão, o mercado educacional brasileiro passou a enfrentar reflexos da pandemia desde o segundo trimestre de 2020. Esta dissertação aborda a readequação estratégica de uma escola privada de nível técnico no contexto pós-pandemia da COVID-19. Teve como objetivo a elaboração de uma proposta de intervenção que readéque estrategicamente a escola caso, a partir da visão percebida por seus stakeholders. A metodologia utilizada para a pesquisa foi a abordagem qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos explicativos, através de procedimento Estudo de Caso. Os métodos empregados envolveram revisão de literatura, análise documental e coleta de dados através de entrevistas de modalidade aberta. A análise dos dados coletados revelou que o posicionamento estratégico adotado pela escola caso é, de fato, percebido pelos seus stakeholders. Ainda, permitiu confirmar a necessidade de realizar ajustes estratégicos visando fortalecer sua marca e aumentar sua competitividade diante da concorrência com instituições que praticam preços menores e têm maior flexibilidade nos critérios de admissão. A proposta de intervenção proveniente da realização desta pesquisa foi o desenvolvimento de um Plano Estratégico de curto prazo, objetivando aumentar a fatia de mercado da escola caso, através da captação de novos estudantes.;
Abstract Beyond the health crisis, the COVID-19 pandemic negatively impacted various sectors of the global economy. Specifically, the Brazilian education market began facing the effects of the pandemic in the second quarter of 2020. This dissertation addresses the strategic realignment of a private technical school in the post-pandemic context. The aim was to develop an intervention proposal that strategically realigns the school based on the perceptions of its stakeholders. The research employed a qualitative approach, applied in nature, with explanatory objectives, using the Case Study method. The methods involved a literature review, document analysis, and data collection through open-ended interviews. The data analysis revealed that the strategic positioning adopted by the school is indeed perceived by its stakeholders. Furthermore, it confirmed the need for strategic adjustments to strengthen the school's brand and increase its competitiveness in the face of competition from institutions offering lower prices and more flexible admission criteria. The resulting intervention proposal from this research was the development of a short-term Strategic Plan aimed at increasing the school's market share through the recruitment of new students.;
Palavras-chave Posicionamento estratégico; Gestão educacional; Ensino técnico; Strategic positioning; Educational management; Technical education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-11-04;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13596;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística