Resumo:
A governança corporativa tem sido tema de estudos em todo o mundo, ao
longo de anos, sobretudo no contexto empresarial. Ao implementá-la, percebese que as organizações estão em busca de ferramentas que as ajudem a
aprimorar seu modelo de gestão, assegurando transparência em suas
informações e equilíbrio na garantia dos interesses de todas as partes
interessadas, condições para garantir sua sustentabilidade. Nesse sentido, as
instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, a exemplo de outras
organizações empresariais, podem beneficiar-se da governança corporativa,
sobretudo diante das transformações do cenário educacional brasileiro, cada vez
mais competitivo, com redução no número de matrículas e crescentes
movimentos de fusões e aquisições por grupos educacionais de capital aberto.
Assim, este estudo teve o objetivo de analisar como as práticas de governança
corporativa influenciam a sustentabilidade econômica de uma instituição de
ensino superior privada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de
cunho descritivo, baseada em um estudo de caso único, tendo como campo a
Atitus Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental
e entrevistas semiestruturadas com participantes que conheciam e vivenciaram
a governança corporativa na instituição pesquisada. Os resultados mostram que
a instituição adota um sistema de governança corporativa e que algumas das
práticas de governança, ainda que indiretamente, influenciam sua
sustentabilidade econômica, como a implementação da diretoria executiva e do
conselho de administração, especialmente quando, na composição, há
conselheiros independentes; a existência de auditoria interna e de auditoria
independente; a definição e o monitoramento de diretrizes de qualidade
acadêmica; e a adoção de ferramentas de gestão estratégica, acompanhadas
por monitoramento contínuo de indicadores de desempenho.