Autor |
Martins, Sara Pedrini; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0185966393789185; |
Orientador |
Silva, Luciana Maines da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5057065195398465; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A influência da governança corporativa na sustentabilidade econômica de instituições de ensino superior privadas; |
Resumo |
A governança corporativa tem sido tema de estudos em todo o mundo, ao
longo de anos, sobretudo no contexto empresarial. Ao implementá-la, percebese que as organizações estão em busca de ferramentas que as ajudem a
aprimorar seu modelo de gestão, assegurando transparência em suas
informações e equilíbrio na garantia dos interesses de todas as partes
interessadas, condições para garantir sua sustentabilidade. Nesse sentido, as
instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, a exemplo de outras
organizações empresariais, podem beneficiar-se da governança corporativa,
sobretudo diante das transformações do cenário educacional brasileiro, cada vez
mais competitivo, com redução no número de matrículas e crescentes
movimentos de fusões e aquisições por grupos educacionais de capital aberto.
Assim, este estudo teve o objetivo de analisar como as práticas de governança
corporativa influenciam a sustentabilidade econômica de uma instituição de
ensino superior privada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de
cunho descritivo, baseada em um estudo de caso único, tendo como campo a
Atitus Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental
e entrevistas semiestruturadas com participantes que conheciam e vivenciaram
a governança corporativa na instituição pesquisada. Os resultados mostram que
a instituição adota um sistema de governança corporativa e que algumas das
práticas de governança, ainda que indiretamente, influenciam sua
sustentabilidade econômica, como a implementação da diretoria executiva e do
conselho de administração, especialmente quando, na composição, há
conselheiros independentes; a existência de auditoria interna e de auditoria
independente; a definição e o monitoramento de diretrizes de qualidade
acadêmica; e a adoção de ferramentas de gestão estratégica, acompanhadas
por monitoramento contínuo de indicadores de desempenho.; |
Abstract |
Corporate governance has been the subject of studies around the world
for years, especially in the business context. In implementing it, is clear that
organizations are looking for tools to help them improve their management model,
ensuring transparency in their information and balance in guaranteeing the
interests of all stakeholders, which are conditions for ensuring their sustainability.
In this sense, private for-profit higher education institutions, like other business
organizations, can benefit from corporate governance, especially given the
changes in the Brazilian educational scenario, which is increasingly competitive,
with a reduction in the number of enrolments and growing mergers and
acquisitions by publicly traded educational groups. The purpose of this study was
to analyze how corporate governance practices influence the economic
sustainability of a private higher education institution. To this end, a qualitative,
descriptive study was carried out, based on a single case study of Atitus
Educação. Data was collected through document analysis and semi-structured
interviews with participants who knew and experienced corporate governance at
the institution. The results show that the institution adopts a system of corporate
governance and that some of the governance practices, albeit indirectly,
influence its economic sustainability, such as the implementation of the executive
board and the board of directors, especially when the composition includes
independent directors; the existence of internal auditing and independent
auditing; the definition and monitoring of academic quality guidelines; and the
adoption of strategic management tools, accompanied by continuous monitoring
of performance indicators.; |
Palavras-chave |
Governança corporativa; Instituições de ensino superior privadas; Sustentabilidade econômica; Corporate governance; Private higher education institutions; Economic sustainability; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-12-18; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13595; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |