RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A influência da governança corporativa na sustentabilidade econômica de instituições de ensino superior privadas

Mostrar registro simples

Autor Martins, Sara Pedrini;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0185966393789185;
Orientador Silva, Luciana Maines da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5057065195398465;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A influência da governança corporativa na sustentabilidade econômica de instituições de ensino superior privadas;
Resumo A governança corporativa tem sido tema de estudos em todo o mundo, ao longo de anos, sobretudo no contexto empresarial. Ao implementá-la, percebese que as organizações estão em busca de ferramentas que as ajudem a aprimorar seu modelo de gestão, assegurando transparência em suas informações e equilíbrio na garantia dos interesses de todas as partes interessadas, condições para garantir sua sustentabilidade. Nesse sentido, as instituições de ensino superior privadas com fins lucrativos, a exemplo de outras organizações empresariais, podem beneficiar-se da governança corporativa, sobretudo diante das transformações do cenário educacional brasileiro, cada vez mais competitivo, com redução no número de matrículas e crescentes movimentos de fusões e aquisições por grupos educacionais de capital aberto. Assim, este estudo teve o objetivo de analisar como as práticas de governança corporativa influenciam a sustentabilidade econômica de uma instituição de ensino superior privada. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, baseada em um estudo de caso único, tendo como campo a Atitus Educação. A coleta de dados foi realizada por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com participantes que conheciam e vivenciaram a governança corporativa na instituição pesquisada. Os resultados mostram que a instituição adota um sistema de governança corporativa e que algumas das práticas de governança, ainda que indiretamente, influenciam sua sustentabilidade econômica, como a implementação da diretoria executiva e do conselho de administração, especialmente quando, na composição, há conselheiros independentes; a existência de auditoria interna e de auditoria independente; a definição e o monitoramento de diretrizes de qualidade acadêmica; e a adoção de ferramentas de gestão estratégica, acompanhadas por monitoramento contínuo de indicadores de desempenho.;
Abstract Corporate governance has been the subject of studies around the world for years, especially in the business context. In implementing it, is clear that organizations are looking for tools to help them improve their management model, ensuring transparency in their information and balance in guaranteeing the interests of all stakeholders, which are conditions for ensuring their sustainability. In this sense, private for-profit higher education institutions, like other business organizations, can benefit from corporate governance, especially given the changes in the Brazilian educational scenario, which is increasingly competitive, with a reduction in the number of enrolments and growing mergers and acquisitions by publicly traded educational groups. The purpose of this study was to analyze how corporate governance practices influence the economic sustainability of a private higher education institution. To this end, a qualitative, descriptive study was carried out, based on a single case study of Atitus Educação. Data was collected through document analysis and semi-structured interviews with participants who knew and experienced corporate governance at the institution. The results show that the institution adopts a system of corporate governance and that some of the governance practices, albeit indirectly, influence its economic sustainability, such as the implementation of the executive board and the board of directors, especially when the composition includes independent directors; the existence of internal auditing and independent auditing; the definition and monitoring of academic quality guidelines; and the adoption of strategic management tools, accompanied by continuous monitoring of performance indicators.;
Palavras-chave Governança corporativa; Instituições de ensino superior privadas; Sustentabilidade econômica; Corporate governance; Private higher education institutions; Economic sustainability;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-12-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13595;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística