Resumo:
O presente estudo resulta de uma pesquisa desenvolvida em quatro Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação, com o objetivo geral de analisar desafios e possibilidades encontrados na gestão educacional dessas Unidades, no período de 2021 a 2023. Assim, a pesquisa contextualiza-se no universo dessas escolas, fazendo referência a documentos e encíclicas da Igreja Católica. O referencial teórico contempla a escola como espaço e lugar da sociedade; a gestão educacional; a gestão participaitva e democrática; a gestão educacional no SAGRADO – Rede. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, à luz de Roque Moraes (1999). O percurso metodológico foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, apoiada na técnica de análise de fontes bibliográficas, documentais e de dados – estes, obtidos mediante aplicação de questionários a colaboradores que integram as equipes da gestão educacional das quatro Unidades Educacionais pesquisadas. A pesquisa aponta que a Rede tem, efetivamente, desenvolvido um movimento significativo de “escola em pastoral”, demonstrando seu compromisso com a identidade católica e com o carisma da mantenedora. Ressalta-se, porém, preocupação nessa esfera da pastoral, quanto a “ser uma escola em pastoral. As respostas dadas pelos partipantes apontam uma certa “reserva”, de quem atua nesse serviço, embora convictos de suas funções, deixa-se transparecer, a Pastoral não consegue mostrar seu “rosto” na dimensão apresentada pela Rede. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um conjunto de recomendações englobando os desafios encontrados nas escolas do SAGRADO – Rede de Educação, que visam fortalecer a indentidade da escola católica da Rede e da escola em Pastoral. Almeja-se que este estudo possa contribuir para o avanço nas discussões acerca da identidade caólica e os desafios apontados pelos gestores das instituições educacionais, especialmente no que se refere a certa contradição entre o que a Rede descreve e sustenta ser uma escola em pastoral e o que o resultado da pesquisa apresentou.