RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Desafios e possibilidades da gestão educacional nas unidades educacionais de uma Rede Confessional Católica

Mostrar registro simples

Autor Marques, Neuza Maria;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9871880969542598;
Orientador Rocha, Maria Aparecida Marques da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9462952469104050;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Desafios e possibilidades da gestão educacional nas unidades educacionais de uma Rede Confessional Católica;
Resumo O presente estudo resulta de uma pesquisa desenvolvida em quatro Unidades Educacionais do SAGRADO – Rede de Educação, com o objetivo geral de analisar desafios e possibilidades encontrados na gestão educacional dessas Unidades, no período de 2021 a 2023. Assim, a pesquisa contextualiza-se no universo dessas escolas, fazendo referência a documentos e encíclicas da Igreja Católica. O referencial teórico contempla a escola como espaço e lugar da sociedade; a gestão educacional; a gestão participaitva e democrática; a gestão educacional no SAGRADO – Rede. Para a análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo, à luz de Roque Moraes (1999). O percurso metodológico foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, apoiada na técnica de análise de fontes bibliográficas, documentais e de dados – estes, obtidos mediante aplicação de questionários a colaboradores que integram as equipes da gestão educacional das quatro Unidades Educacionais pesquisadas. A pesquisa aponta que a Rede tem, efetivamente, desenvolvido um movimento significativo de “escola em pastoral”, demonstrando seu compromisso com a identidade católica e com o carisma da mantenedora. Ressalta-se, porém, preocupação nessa esfera da pastoral, quanto a “ser uma escola em pastoral. As respostas dadas pelos partipantes apontam uma certa “reserva”, de quem atua nesse serviço, embora convictos de suas funções, deixa-se transparecer, a Pastoral não consegue mostrar seu “rosto” na dimensão apresentada pela Rede. Como resultado da pesquisa, foi elaborado um conjunto de recomendações englobando os desafios encontrados nas escolas do SAGRADO – Rede de Educação, que visam fortalecer a indentidade da escola católica da Rede e da escola em Pastoral. Almeja-se que este estudo possa contribuir para o avanço nas discussões acerca da identidade caólica e os desafios apontados pelos gestores das instituições educacionais, especialmente no que se refere a certa contradição entre o que a Rede descreve e sustenta ser uma escola em pastoral e o que o resultado da pesquisa apresentou.;
Abstract The present study results from research conducted in four Educational Units of SAGRADO – Rede de Educação, with the general objective of analyzing the challenges and opportunities encountered in the educational management of these Units from 2021 to 2023. The specific. The theoretical framework includes the school as a space and place of society; educational management; democratic management; educational management within SAGRADO – Rede de Educação.The methodological approach was based on a qualitative, exploratory method supported by the analysis of bibliographic, documentary, and data sources – the latter being obtained through questionnaires applied to staff members who are part of the educational management teams of the four researched Educational Units. The results are grounded in the Content Analysis technique, as per Moraes (1999), as it better fits the study's objectives and the work's intentionality. The research shows that the Network has effectively developed a significant “school into pastoral” movement, demonstrating its commitment to Catholic identity and the charisma of its sponsor. However, concern is highlighted in this sphere of pastoral care, regarding “being a school in pastoral care. The answers given by the participants point to a certain “reserve” of those who work in this service, although convinced of their functions, it is clear that the Pastoral cannot show its “face” in the dimension presented by the Network. As a result of the research, a set of recommendations was drawn up covering the challenges encountered in SAGRADO – Education Network schools, which aim to strengthen the identity of the Catholic school in the Network and the school in Pastoral. It is hoped that this study can contribute to the advancement of discussions about the Chaolic identity and the challenges pointed out by the managers of educational institutions, especially with regard to a certain contradiction between what the Network describes and maintains as being a pastoral school and the that the research result presented.;
Palavras-chave Gestão educacional; Escola confessional católica; Desafios da gestão; Educational management; Catholic confessional school; Management challenges;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-10-23;
Agência de fomento SAGRADO – Rede de Educação;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13594;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística