Resumo:
Esta dissertação examina o planejamento da coordenação pedagógica no fortalecimento do trabalho docente e na promoção de práticas educacionais integradas. Com foco no planejamento e na articulação entre coordenação e professores, o estudo investiga como um planejamento coordenado e intencional pode responder às crescentes demandas educacionais, a fim de promover um ambiente de ensino colaborativo e inovador, destacando que a ausência de um planejamento estruturado pode levar a práticas docentes fragmentadas e desarticuladas com os objetivos educacionais da instituição. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver o planejamento da coordenação pedagógica que responda às novas exigências educacionais e potencialize a atuação dos docentes na escola, com foco em cinco objetivos específicos: (1) conhecer, por meio da análise documental, as práticas da coordenação pedagógica; (2) analisar as ações de comunicação e participação utilizadas pela coordenação pedagógica; (3) identificar de que forma há o diálogo com os docentes, a integração, o suporte pedagógico e o desenvolvimento das práticas educacionais; (4) investigar os processos de acompanhamento do trabalho docente e intervenções da coordenação pedagógica; (5) apresentar o plano de ação da coordenação pedagógica, com ações intencionais e progressivas desenvolvidas ao longo do ano letivo, visando fortalecer o suporte ao corpo docente. O referencial teórico aborda temas como Histórico da Supervisão Escolar, Gestão Educacional/Administração Escolar, Desafios do Gestor Educacional e Planejamento. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada em um estudo de caso, que se concentra na análise documental, pesquisa com dados secundários e ainda incorpora entrevistas semiestruturadas. O levantamento do estado da arte revela que esta pesquisa pode contribuir para o campo da gestão educacional, ao evidenciar a importância de uma coordenação pedagógica participativa e planejada. Tal abordagem é capaz de fomentar práticas de ensino alinhadas às necessidades e realidades contemporâneas, enriquecendo o fazer pedagógico com intencionalidade e coesão.