Autor |
Falcão, Liana Kupas; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5476980500732363; |
Orientador |
Stadtlober, Cláudia de Salles; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4730010148724067; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Tecendo caminhos: o planejamento da coordenação pedagógica no encontro com o fazer docente; |
Resumo |
Esta dissertação examina o planejamento da coordenação pedagógica no fortalecimento do trabalho docente e na promoção de práticas educacionais integradas. Com foco no planejamento e na articulação entre coordenação e professores, o estudo investiga como um planejamento coordenado e intencional pode responder às crescentes demandas educacionais, a fim de promover um ambiente de ensino colaborativo e inovador, destacando que a ausência de um planejamento estruturado pode levar a práticas docentes fragmentadas e desarticuladas com os objetivos educacionais da instituição. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral desenvolver o planejamento da coordenação pedagógica que responda às novas exigências educacionais e potencialize a atuação dos docentes na escola, com foco em cinco objetivos específicos: (1) conhecer, por meio da análise documental, as práticas da coordenação pedagógica; (2) analisar as ações de comunicação e participação utilizadas pela coordenação pedagógica; (3) identificar de que forma há o diálogo com os docentes, a integração, o suporte pedagógico e o desenvolvimento das práticas educacionais; (4) investigar os processos de acompanhamento do trabalho docente e intervenções da coordenação pedagógica; (5) apresentar o plano de ação da coordenação pedagógica, com ações intencionais e progressivas desenvolvidas ao longo do ano letivo, visando fortalecer o suporte ao corpo docente. O referencial teórico aborda temas como Histórico da Supervisão Escolar, Gestão Educacional/Administração Escolar, Desafios do Gestor Educacional e Planejamento. Utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, fundamentada em um estudo de caso, que se concentra na análise documental, pesquisa com dados secundários e ainda incorpora entrevistas semiestruturadas. O levantamento do estado da arte revela que esta pesquisa pode contribuir para o campo da gestão educacional, ao evidenciar a importância de uma coordenação pedagógica participativa e planejada. Tal abordagem é capaz de fomentar práticas de ensino alinhadas às necessidades e realidades contemporâneas, enriquecendo o fazer pedagógico com intencionalidade e coesão.; |
Abstract |
This dissertation examines the planning of pedagogical coordination in strengthening teaching practices and promoting integrated educational practices. Focusing on the planning and coordination between leadership and teachers, the study investigates how intentional and coordinated planning can address growing educational demands while fostering a collaborative and innovative teaching environment. It highlights that the lack of structured planning can lead to fragmented teaching practices disconnected from the institution's educational goals. In this context, the research aims to develop a pedagogical coordination plan that responds to new educational requirements and enhances teacher performance within the school, with five specific objectives: (1) to understand the practices of pedagogical coordination through documentary analysis, (2) to analyze communication and participation actions used by pedagogical coordination, (3) to identify how dialogue with teachers, integration, pedagogical support, and the development of educational practices are implemented, (4) to investigate the monitoring of teaching work and interventions by pedagogical coordination, and (5) to present a pedagogical coordination action plan with intentional and progressive actions developed throughout the academic year, aiming to strengthen support for the teaching staff. The theoretical framework covers topics such as the history of school supervision, educational management/school administration, educational management challenges, and planning. A qualitative methodology was employed, based on a case study, which includes documentary analysis, secondary data research, and semi-structured interviews. The state-of-the-art review reveals that this research aims to contribute to the field of educational management by highlighting the importance of participatory and planned pedagogical coordination. This approach fosters teaching practices aligned with contemporary needs and realities, enriching pedagogy with intentionality and cohesion.; |
Palavras-chave |
Gestão educacional; Coordenação pedagógica; Educação básica; Educational management; Pedagogical coordination; Basic education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-12-20; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13592; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |