Resumo:
Esta dissertação analisa a relação entre os entre-lugares e os itinerários formativos no Ensino Médio, no contexto de um colégio jesuíta, em diálogo com a Educação para a Cidadania Global (ECG). Adota uma abordagem teórica crítica reflexiva, fundamentada em autores como Andreotti, Freire, Dewey e Krenak. A pesquisa investiga como o conceito de entre-lugares, enquanto espaços de interseção, de acordo com Bhabha, pode potencializar a construção de uma cidadania global crítica, em consonância com os princípios da educação jesuíta e as diretrizes da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo desenvolve-se por meio da análise documental dos Registros das Atividades Semanais (RAS) e das ementas curriculares. Com base no método de análise de conteúdo proposto por Bardin, a pesquisa organiza-se em três categorias principais: Consciência Crítica, Compreensão Intercultural e Responsabilidade Global. Cada uma delas é explorada em profundidade, demonstrando como os itinerários formativos flexíveis “Pensar Empodera” e “Sociologia do Conhecimento,” da 2ª série do Ensino Médio, podem contribuir para uma educação que transcenda as fronteiras tradicionais, promovendo uma cidadania global crítica e responsável. A dissertação destaca que, embora os itinerários formativos ofereçam oportunidades relevantes para a promoção da ECG, há desafios a serem superados, especialmente na integração dessas práticas de forma mais estruturada e coerente. Com base nos resultados, sugere-se a implementação de intervenções pedagógicas que reforcem o compromisso com a cidadania global crítica, alinhando-se à missão educacional da Companhia de Jesus e aos desafios contemporâneos. Por isso, há a construção de dois produtos de intervenção: um processo metodológico de codificação dos dados e um relatório técnico conclusivo.