Autor |
Santos, Gilmara Ferreira dos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0314984245776633; |
Orientador |
Costa, Daianny Madalena; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7960706094337238; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Entre-lugares, itinerários formativos e educação para a cidadania global em um Colégio da Rede Jesuíta de Educação; |
Resumo |
Esta dissertação analisa a relação entre os entre-lugares e os itinerários formativos no Ensino Médio, no contexto de um colégio jesuíta, em diálogo com a Educação para a Cidadania Global (ECG). Adota uma abordagem teórica crítica reflexiva, fundamentada em autores como Andreotti, Freire, Dewey e Krenak. A pesquisa investiga como o conceito de entre-lugares, enquanto espaços de interseção, de acordo com Bhabha, pode potencializar a construção de uma cidadania global crítica, em consonância com os princípios da educação jesuíta e as diretrizes da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Utilizando uma abordagem qualitativa, o estudo desenvolve-se por meio da análise documental dos Registros das Atividades Semanais (RAS) e das ementas curriculares. Com base no método de análise de conteúdo proposto por Bardin, a pesquisa organiza-se em três categorias principais: Consciência Crítica, Compreensão Intercultural e Responsabilidade Global. Cada uma delas é explorada em profundidade, demonstrando como os itinerários formativos flexíveis “Pensar Empodera” e “Sociologia do Conhecimento,” da 2ª série do Ensino Médio, podem contribuir para uma educação que transcenda as fronteiras tradicionais, promovendo uma cidadania global crítica e responsável. A dissertação destaca que, embora os itinerários formativos ofereçam oportunidades relevantes para a promoção da ECG, há desafios a serem superados, especialmente na integração dessas práticas de forma mais estruturada e coerente. Com base nos resultados, sugere-se a implementação de intervenções pedagógicas que reforcem o compromisso com a cidadania global crítica, alinhando-se à missão educacional da Companhia de Jesus e aos desafios contemporâneos. Por isso, há a construção de dois produtos de intervenção: um processo metodológico de codificação dos dados e um relatório técnico conclusivo.; |
Abstract |
This dissertation analyzes the relationship between in-betweenness and formative itineraries in high school education within the context of a Jesuit institution, in alignment with Global Citizenship Education (GCE). It adopts a critical and reflective theoretical approach, drawing on authors such as Andreotti, Freire, Dewey and Krenak. The research explores how in-betweenness as spaces of intersection, according Bhabha, can enhance the development of critical global citizenship, in alignment with the principles of Jesuit education and the guidelines of the Jesuit Education Network (RJE). Using a qualitative approach, the study is based on the document analysis of Weekly Activity Records (RAS) and curricular syllabi. Applying Bardin’s analysis method, the research is structured around three main categories: Critical Consciousness, Intercultural Understanding, and Global Responsibility. Each category is thoroughly examined, highlighting how the flexible formative itineraries empowering thought (Pensar Empodera) and Sociology of knowledge (Sociologia do Conhecimento) from the second year of high school, contribute to an education that goes beyond traditional boundaries. This promotes critical and responsible global citizenship. The dissertation acknowledges that while formative itineraries offer valuable opportunities for advancing GCE, challenges still exist. These challenges are particularly related to integrating these practices more coherently and systematically. The dissertation acknowledges that while formative itineraries offer valuable opportunities for advancing GCE, challenges still exist. These challenges are particularly related to integrating these practices more coherently and systematically. Based on the findings, pedagogical interventions are suggested to reinforce the commitment to critical global citizenship, in line with the educational mission of the Society of Jesus and contemporary challenges. Therefore, two intervention products are developed: a methodological process for data coding and a conclusive technical report.; |
Palavras-chave |
Itinerários formativos; Educação para a cidadania global; Entre-lugares; Educação jesuíta; Formative itineraries; Global citizenship education; In-betweenness; Jesuit education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-10-17; |
Agência de fomento |
Rede Jesuíta de Educação; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13591; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |