Autor |
Pereira, Ana Paula Marques; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1927398642746611; |
Orientador |
Klaus, Viviane; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8988903289836641; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Escola para quê? Um estudo de inspiração arqueogenealógica sobre as funções da escola nos discursos da UNESCO; |
Resumo |
Esta Tese traz, como tema, as funções da escola nos discursos da UNESCO, no recorte
temporal, que se inicia em 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, até o ano de 2022, com o último Relatório da UNESCO, intitulado Reimaginar Nossos Futuros Juntos: um Novo Contrato Social para a Educação. A escolha desse tema surge a partir de reflexões sobre o papel da escola na Contemporaneidade e suas articulações com a racionalidade neoliberal, essa condição de governamentalidade que normatiza e naturaliza instituições e suas práticas sociais a partir de princípios voltados para o empresariamento dos sujeitos, que passam a ser constituídos pela lógica do capital humano. A escolha da UNESCO, como principal instituição enunciadora, pela qual se atravessam feixes de relações de saber-poder a respeito do papel social da escola, justifica-se pelo lugar de chancela e validação internacional dessa organização, que é considerada uma das principais e mais importantes referências normativas, regulamentadoras e orientadoras das políticas educacionais em todo o mundo. Considerando o tema e a hipótese inicial de que há deslizamentos conceituais e ressignificações, ao longo do tempo, em aspectos considerados caros ao contexto educacional — como “direito universal”, “cidadania”, “igualdade”, “formação integral”, “desenvolvimento humano”, “transformação social”, “educação permanente” —, apresento, nesse estudo, o seguinte problema: que discursos sobre as funções da escola são produzidos e veiculados pela UNESCO? Como essas funções vão sendo ressignificadas a partir das descontinuidades engendradas na e pela racionalidade
neoliberal? E, para investigar tais problemáticas, proponho, como objetivo geral, analisar em documentos da UNESCO os discursos sobre as funções da escola. Para tanto, os objetivos específicos são: a) rastrear documentos potenciais da UNESCO para a identificação de seus discursos sobre as funções da escola; b) compor o corpus empírico da pesquisa a partir da seleção dos documentos rastreados; c) escavar e descrever as continuidades e descontinuidades dos discursos da UNESCO sobre as funções da escola; d) analisar os enunciados sobre as funções da escola, nos textos que compõem o corpus empírico, considerando as relações de saber-poder engendradas na e pela racionalidade (neo)liberal. Inspiro-me nas teorizações de Michel Foucault e de outros estudiosos que também transitaram por sua oficina de trabalho, concebendo a história como trama narrativa e o documento como monumento. Transito pelo domínio arqueológico, na medida em que busco escavar os discursos da UNESCO, descrevendo
os acontecimentos a partir das condições de possibilidade. Mas também exploro o domínio genealógico, na medida em que analiso e problematizo as relações de poder dos enunciados da UNESCO e seus engendramentos na e pela racionalidade neoliberal. Para uma melhor sistematização, os achados desta pesquisa foram organizados nas seguintes categorias de análise: 1. Educar para a Democracia e Cidadania; 2. Educação Permanente e de Uma Cidade Educativa; 3. Educar para Satisfazer as Necessidades Básicas de Aprendizagem; Educar para o Capital Humano (aprender a conhecer, a fazer, a conviver, a ser); 4. Educar para o Desenvolvimento Humano, Sustentável e Inclusivo; 5. Educar para a Cidadania Global e os Desafios da Transformação Social; 6. Educar para uma Sociedade Solidária e Colaborativa. E, por considerar o neoliberalismo, uma racionalidade capilarizada em todas as esferas da vida e também na educação, ancoro-me em estudos de Ball, Brown, Dardot e Laval, Gadelha, Klaus, Lopes-Ruiz, Sennett, que, em convergência com as abordagens foucaultianas, me ajudam a compreender esse conjunto de saberes que fabricam um novo modo de governo dos homens,
marcado pelo princípio da concorrência, do empresariamento de si mesmo, da lógica do capital humano.; |
Abstract |
This thesis explores the functions of the school in UNESCO's discourses over a temporal scope that begins in 1948, with the Universal Declaration of Human Rights, and extends to 2022, culminating in UNESCO's latest report, titled Reimagining Our Futures Together: A New Social Contract for Education. The choice of this theme stems from reflections on the role of the school in contemporary times and its articulation with neoliberal rationality— a form of governmentality that standardizes and naturalizes institutions and their social practices according to principles oriented towards the entrepreneurialization of individuals, who are thus shaped by the logic of human capital. UNESCO was chosen as the main enunciating institution, mediating knowledge-power relations regarding the social role of the school, due to its status as a global reference for validation and international endorsement. This organization is one of the most significant normative, regulatory, and guiding authorities on educational policies worldwide. Given the theme and the initial hypothesis that there are conceptual shifts and resignifications over time concerning elements central to the educational context—such as "universal right," "citizenship," "equality," "integral education," "human development," "social transformation," and "lifelong education"—this study addresses the following research problem: What discourses about the functions of the school are produced and disseminated by
UNESCO? How are these functions re-signified through the discontinuities generated within and by neoliberal rationality? To investigate these issues, the general objective is to analyze UNESCO's discourses on the functions of the school in its documents. The specific objectives are: a) to trace UNESCO's potential documents to identify its discourses on the functions of the school; b) to compose the empirical corpus of the research by selecting the traced documents; c) to excavate and describe the continuities and discontinuities in UNESCO's discourses on the functions of the school; and d) to analyze the statements about the functions of the school in the texts comprising the empirical corpus, considering the knowledge-power relations engendered within and by (neo)liberal rationality. The theoretical framework is inspired by Michel Foucault’s theories and other scholars who have worked within his methodological approaches, conceiving history as a narrative framework and documents as monuments. This research traverses the archaeological domain by excavating UNESCO's discourses and describing the
events based on their conditions of possibility. It also ventures into the genealogical domain by analyzing and problematizing the power relations embedded in UNESCO's statements and their entanglement within and by neoliberal rationality. To systematize the findings, the research outcomes are organized into the following categories of analysis: 1. Educating for Democracy and Citizenship; 2. Lifelong Education and the Educating City; 3. Educating to Meet Basic Learning Needs; Educating for Human Capital (learning to know, to do, to live together, and to be); 4. Educating for Sustainable, Inclusive Human Development; 5. Educating for Global Citizenship and the Challenges of Social Transformation; and 6. Educating for a Solidary and Collaborative Society. Considering neoliberalism as a rationality permeating all spheres of life, including education, this thesis is grounded in the works of Ball, Brown, Dardot and Laval, Gadelha, Klaus, Lopes-Ruiz, and Sennett. These scholars, in convergence with Foucault's approaches, provide insights into understanding this ensemble of knowledge that shapes a new mode of governance, marked by the principles of competition, self-entrepreneurship, and the logic of human capital.; |
Palavras-chave |
Funções da escola; UNESCO; (Neo)liberalismo; Arqueogenealogia; School functions; (Neo)liberalism; Archaeogenealogy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-12-10; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13522; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |