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“A gente tem uma temporada de matéria e um buraco de prova”: avaliação e modos de subjetivação dos estudantes no Ensino Médio

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Autor Paiva, Josiane de Souza;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1015050939064313;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título “A gente tem uma temporada de matéria e um buraco de prova”: avaliação e modos de subjetivação dos estudantes no Ensino Médio;
Resumo Esta Tese tem como objetivo problematizar os modos de subjetivação de estudantes atravessados pela avaliação no Ensino Médio, tendo como campo empírico, duas escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Esta pesquisa investiga como a avaliação, ocupando lugar de centralidade nas práticas pedagógicas, subjetiva os estudantes do Ensino Médio, considerando a sua função e o seu impacto no ambiente escolar, sobretudo no contexto contemporâneo, em que a mensuração e o desempenho se tornaram os principais parâmetros de qualidade. Utilizando os conceitos de discurso e de subjetivação de Michel Foucault, como ferramentas analíticas, foram realizados grupos focais com alunos da 2ª série do Ensino Médio, a fim de entender como esses jovens percebem e vivem as práticas avaliativas. Para isso, discutimos a força da racionalidade neoliberal que transforma a avaliação no grande farol da educação no presente, abrindo duas dimensões de análise: a) o quanto a avaliação, da forma que vem sendo realizada, tem se colocado de modo contraditório, funcionando como o outro do estudo, produzindo sofrimento psíquico; e b) ainda a importância da escola em atividades formativas que vão para além da super concorrência e da medição de resultados. Entendo que precisamos problematizar essas práticas discursivas e não-discursivas que pressionam os alunos a um desempenho excessivo, a ponto de levá-los ao adoecimento e ao sofrimento psíquico como um modo desejável de subjetivação. Questiono a ideia de que a avaliação deva ser sempre prazerosa e divertida, pois isso pode se alinhar ao imperativo contemporâneo da felicidade, que se torna uma nova forma de servidão, transformando alunos e famílias em clientes. Defendo uma avaliação que esteja vinculada ao processo de estudo e à formação humana.;
Abstract The aim of this Thesis is to problematize the ways in which students are subjectivated by assessment in secondary education, using two schools from the Jesuit Education Network (RJE) as the empirical field. The research investigates how assessment, occupying a central place in pedagogical practices, subjectivizes high school students, considering its function and its impact on the school environment, especially in the contemporary context, in which measurement and performance have become the main parameters of quality. Using Michel Foucault's concepts of discourse and subjectivation as analytical tools, focus groups were held with secondary school students in order to understand how these young people perceive and experience assessment practices. To this end, it discusses the power of neoliberal rationality, which transforms assessment into the great beacon of education in the present, opening up two dimensions of analysis: a) the extent to which assessment, in the way it has been carried out, has been placed in a contradictory way, functioning as the other of study, producing psychological suffering; and b) the importance of the school in formative activities that go beyond super-competition and the measurement of results. I believe that we need to problematize these discursive and non-discursive practices that pressure students to perform excessively, to the point of leading them to illness and psychological suffering as a desirable mode of subjectivation. I question the idea that assessment should always be pleasurable and fun, as this can be aligned with the contemporary imperative of happiness, which becomes a new form of servitude, turning students and families into clients. I advocate assessment that is linked to the study process and human formation.;
Palavras-chave Avaliação escolar; Michel Foucault; Neoliberalismo; Ensino Médio; Rede jesuíta de educação; School assessment; Neoliberalism; Secondary education; Jesuit education network;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-10-25;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13394;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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