Autor |
Sandoya, Jimena; |
Orientador |
Dalla Zen, Laura Habckost; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7299608700756404; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Evaluación de aprendizajes integrales: una propuesta en el ámbito de la gestión escolar; |
Resumo |
Avaliar a aprendizagem integral para escolas que se autodeclaram assim poderia soar
uma obviedade. Em sua longa história e tradição educacional, a educação jesuíta contribuiu para a formação de inúmeras pessoas. No entanto, traduzir a complexidade
humana em resultados de aprendizagem tem sido e é muito complexo. Nas escolas,
ouve-se que os egressos levam consigo tudo aquilo que vivenciaram ao longo de sua
trajetória educacional. Mas como saber se eles se valem disso ou não? E o que isso
significa? As escolas que implementaram o Sistema de Qualidade em Gestão Escolar
da FLACSI tentaram desenvolver uma linha de base de aprendizagem abrangente e
encontraram dificuldades. Esta dissertação busca, justamente, compreender o que
essa experiência significou para as escolas, que aprendizagens observam, que valor
atribuem a ela e como ela, a linha de base, tem contribuído para colocar o foco da
atenção na gestão escolar sobre a aprendizagem a ser garantida aos alunos, desde uma perspectiva jesuíta. Aborda a experiência de seis escolas localizadas no Peru e no Brasil, que possuem, no mínimo, quatro anos ou mais de experiência na implantação desse Sistema da Qualidade, identificando os desafios e potencialidades da proposta. O documento inclui recomendações para trabalhar no desenvolvimento da linha de base que promove o Sistema da Qualidade nas escolas, como um de seus primeiros exercícios e se aprofunda em recomendações para fazê-lo melhor.; |
Abstract |
Evaluar aprendizajes integrales para los centros educativos que así lo declaran parecería una obviedad. En su larga trayectoria y tradición educativa, la educación jesuita ha contribuido a la formación de incontables personas. Sin embargo, traducir la complejidad humana en resultados de aprendizajes ha sido y es muy complejo. En las escuelas se escucha la noción de que los egresados se llevan la impregnación de lo que han vivido en el transcurso de su trayectoria educativa. Pero ¿cómo saber si lo llevan o no? ¿Y qué significa eso? Colegios que han implementado el Sistema de Calidad en la Gestión Escolar de FLACSI han intentado elaborar una línea de base de aprendizajes integrales y encontrado dificultades. Esta tesis busca comprender qué ha significado para ellos esta experiencia, qué aprendizajes observan, qué valor le asignan y cómo ha contribuido a poner el foco de la atención en la gestión escolar en los aprendizajes a garantizar a los estudiantes, desde una perspectiva jesuita. Aborda la experiencia de seis colegios ubicados en Perú y en Brasil, que tienen al menos cuatro años o más de experiencia de implementación de este Sistema de calidad, identificando lo desafíos y potencialidades de la propuesta. El documento recoge recomendaciones para trabajar la elaboración la línea de base que impulsa el Sistema de calidad en los colegios, como uno de sus primeros ejercicios y profundiza en recomendaciones para hacerlo mejor.; Evaluating comprehensive learning for schools that declare it as such would seem obvious. In its long history and educational tradition, Jesuit education has contributed
to the formation of countless people. However, translating human complexity into learning outcomes has been very difficult. In schools, we hear that graduates take away the impregnation of what they have experienced during their educational career. But how do you know if they wear it or not? And what does that mean? Schools that have implemented FLACSI's Quality System in School Management have tried to develop a baseline of comprehensive learning and encountered difficulties. This thesis seeks to understand what this experience has meant for them, what learning they observe, what value they assign to it, and how it has contributed to putting the focus of attention in school management on the learning to be guaranteed to students, from a Jesuit perspective. It addresses the experience of six schools located in Peru and Brazil, which have at least four years or more of experience in implementing this Quality System, identifying the challenges and potentialities of the proposal. The document includes recommendations to work on the development of the baseline that promotes the Quality System in schools, as one of its first exercises and delves into recommendations to do it better.; |
Palavras-chave |
Qualidade educacional; Aprendizagens integrais; Educação Jesuíta; Linha de Base; Calidad educativa; Aprendizajes integrales; Educación jesuita; Línea de base; Educational quality; Integral learning; Jesuit Education; Baseline; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-29; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13387; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |