Resumen:
Avaliar a aprendizagem integral para escolas que se autodeclaram assim poderia soar
uma obviedade. Em sua longa história e tradição educacional, a educação jesuíta contribuiu para a formação de inúmeras pessoas. No entanto, traduzir a complexidade
humana em resultados de aprendizagem tem sido e é muito complexo. Nas escolas,
ouve-se que os egressos levam consigo tudo aquilo que vivenciaram ao longo de sua
trajetória educacional. Mas como saber se eles se valem disso ou não? E o que isso
significa? As escolas que implementaram o Sistema de Qualidade em Gestão Escolar
da FLACSI tentaram desenvolver uma linha de base de aprendizagem abrangente e
encontraram dificuldades. Esta dissertação busca, justamente, compreender o que
essa experiência significou para as escolas, que aprendizagens observam, que valor
atribuem a ela e como ela, a linha de base, tem contribuído para colocar o foco da
atenção na gestão escolar sobre a aprendizagem a ser garantida aos alunos, desde uma perspectiva jesuíta. Aborda a experiência de seis escolas localizadas no Peru e no Brasil, que possuem, no mínimo, quatro anos ou mais de experiência na implantação desse Sistema da Qualidade, identificando os desafios e potencialidades da proposta. O documento inclui recomendações para trabalhar no desenvolvimento da linha de base que promove o Sistema da Qualidade nas escolas, como um de seus primeiros exercícios e se aprofunda em recomendações para fazê-lo melhor.