Resumo:
A pesquisa analisa o modo como os pressupostos formativos assumidos pela Reforma do Ensino Médio foram incorporados por duas escolas integrantes da Rede Jesuíta de Educação (RJE), como elementos capazes de reforçar a perspectiva da formação integral do estudante e como condição para lidar com a complexa agenda de prioridades do mundo contemporâneo, em interface com a proposta formativa da RJE. Problematiza-se a maneira como a reforma curricular tem sido conduzida pelos gestores das escolas pesquisadas, considerando-se o contexto em que o Estado reconsidera seu papel, prescindindo de sua condição de regulador e avaliador da política educacional nacional. O principal objetivo da pesquisa consiste em analisar como escolas integrantes da RJE incorporaram os pressupostos formativos apresentados pela Reforma do Ensino Médio. O processo de apropriação das diretrizes vinculadas à reforma é analisado a partir das concepções de juventudes, sociedade contemporânea e mundo do trabalho adotadas pelos colégios pesquisados. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de análise documental e de entrevistas semiestruturadas com gestores envolvidos na implementação do Novo Ensino Médio. Foi possível constatar que os colégios pesquisados incorporaram a seus currículos pressupostos que reforçaram a concepção de formação integral dos estudantes preconizada pela RJE. Conclui-se que esse fato revela uma oportunidade de atualização dos documentos orientadores dos projetos pedagógicos das unidades, possibilitando que a RJE revisite suas diretrizes frente aos conceitos pesquisados. A intervenção baseia-se na criação de um sistema de avaliação que contemple habilidades e dimensões cognitivas, socioemocionais e espiritual-religiosas, a fim de evidenciar o modo pelo qual o currículo do Ensino Médio reforça sua perspectiva de formação integral e com acompanhamento sistemático dos estudantes.