Autor |
Melo, Fernando Almeida de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6212245604681933; |
Orientador |
Ghisleni, Ana Cristina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6448185346010413; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A formação integral dos sujeitos do Novo Ensino Médio: desafios e alternativas no processo da implementação da política pública na Rede Jesuíta de Educação; |
Resumo |
A pesquisa analisa o modo como os pressupostos formativos assumidos pela Reforma do Ensino Médio foram incorporados por duas escolas integrantes da Rede Jesuíta de Educação (RJE), como elementos capazes de reforçar a perspectiva da formação integral do estudante e como condição para lidar com a complexa agenda de prioridades do mundo contemporâneo, em interface com a proposta formativa da RJE. Problematiza-se a maneira como a reforma curricular tem sido conduzida pelos gestores das escolas pesquisadas, considerando-se o contexto em que o Estado reconsidera seu papel, prescindindo de sua condição de regulador e avaliador da política educacional nacional. O principal objetivo da pesquisa consiste em analisar como escolas integrantes da RJE incorporaram os pressupostos formativos apresentados pela Reforma do Ensino Médio. O processo de apropriação das diretrizes vinculadas à reforma é analisado a partir das concepções de juventudes, sociedade contemporânea e mundo do trabalho adotadas pelos colégios pesquisados. Metodologicamente, esta pesquisa configura-se como estudo de caso. A coleta de dados foi realizada a partir de análise documental e de entrevistas semiestruturadas com gestores envolvidos na implementação do Novo Ensino Médio. Foi possível constatar que os colégios pesquisados incorporaram a seus currículos pressupostos que reforçaram a concepção de formação integral dos estudantes preconizada pela RJE. Conclui-se que esse fato revela uma oportunidade de atualização dos documentos orientadores dos projetos pedagógicos das unidades, possibilitando que a RJE revisite suas diretrizes frente aos conceitos pesquisados. A intervenção baseia-se na criação de um sistema de avaliação que contemple habilidades e dimensões cognitivas, socioemocionais e espiritual-religiosas, a fim de evidenciar o modo pelo qual o currículo do Ensino Médio reforça sua perspectiva de formação integral e com acompanhamento sistemático dos estudantes.; |
Abstract |
The research analyzes how the educational principles assumed by the High School reform were incorporated by two schools of the Jesuit Education Network (RJE), as elements capable of reinforcing the perspective of comprehensive student education and as a condition for addressing the complex agenda of contemporary world priorities, interfacing with the RJE's educational proposal. It problematizes how the curriculum reform has been conducted by the managers of the surveyed schools, considering the context in which the State reconsiders its role, dispensing with its condition as a regulator and evaluator of national educational policy. The main objective of the research is to analyze how RJE schools incorporated the educational principles presented by the High School reform. The process of appropriating the guidelines linked to the reform is analyzed based on the conceptions of youth, contemporary society, and the world of work adopted by the surveyed schools. Methodologically, this research is configured as a case study. Data collection was conducted through document analysis and semi-structured interviews with managers involved in implementing the new High School. It was possible to verify that the surveyed schools incorporated into their curricula principles that reinforced the conception of comprehensive student education advocated by the RJE. It is concluded that this fact reveals an opportunity to update the guiding documents of the units' pedagogical projects, allowing the RJE to revisit its guidelines considering the researched concepts. The intervention is based on creating an evaluation system that includes cognitive, socio-emotional, and spiritual-religious dimensions, to demonstrate how the High School curriculum reinforces its perspective of comprehensive education and with systematic monitoring of the students.; |
Palavras-chave |
Ensino Médio; Reforma curricular; Juventudes; Mundo do trabalho; High school; Curriculum reform; Youth; World of work; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-07-11; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13383; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |