Resumo:
A presente pesquisa dedica-se à temática das políticas educacionais para a Educação Infantil, à luz da experiência do território de Gravataí. Para fins deste estudo, a abordagem qualitativa é a escolha metodológica por meio de uma prática de pesquisa exploratória, apresentando, em relação aos procedimentos, o perfil de estudo de caso. O percurso metodológico da pesquisa aliou a prática exploratória mediante entrevistas e questionários, com a análise documental. A questão central da pesquisa busca compreender como as políticas educacionais configuraram a Educação Infantil na análise da experiência do Município de Gravataí-RS. Objetiva-se analisar as contribuições das políticas educacionais para a Educação Infantil na qualificação da oferta desta etapa educativa, em consonância com as práticas de gestão no contexto da educação pública, por meio de documentos e das resoluções municipais que amparam a ação no município de Gravataí no intervalo de tempo entre os anos de 2017 e 2022. Este estudo apresenta como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Ciclo de Políticas, amparado nas reflexões de Stephen Ball e Jefferson Mainardes, entre outros pesquisadores que dialogam com tal perspectiva de análise. Como resultados, o estudo aponta para a importância da gestão educacional na estruturação das práticas educacionais e aplicabilidade das políticas educacionais para a Educação Infantil. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores, este estudo propõe uma intervenção que articule a formação de gestores e a construção de documento norteador das políticas educacionais voltadas à Educação Infantil fomentando o engajamento nas práticas de gestão.