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Da legislação à efetivação de uma política : os percursos da educação infantil no município de Gravataí (RS)

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Autor Faria, Darieni Costa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3014981391045525;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Da legislação à efetivação de uma política : os percursos da educação infantil no município de Gravataí (RS);
Resumo A presente pesquisa dedica-se à temática das políticas educacionais para a Educação Infantil, à luz da experiência do território de Gravataí. Para fins deste estudo, a abordagem qualitativa é a escolha metodológica por meio de uma prática de pesquisa exploratória, apresentando, em relação aos procedimentos, o perfil de estudo de caso. O percurso metodológico da pesquisa aliou a prática exploratória mediante entrevistas e questionários, com a análise documental. A questão central da pesquisa busca compreender como as políticas educacionais configuraram a Educação Infantil na análise da experiência do Município de Gravataí-RS. Objetiva-se analisar as contribuições das políticas educacionais para a Educação Infantil na qualificação da oferta desta etapa educativa, em consonância com as práticas de gestão no contexto da educação pública, por meio de documentos e das resoluções municipais que amparam a ação no município de Gravataí no intervalo de tempo entre os anos de 2017 e 2022. Este estudo apresenta como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Ciclo de Políticas, amparado nas reflexões de Stephen Ball e Jefferson Mainardes, entre outros pesquisadores que dialogam com tal perspectiva de análise. Como resultados, o estudo aponta para a importância da gestão educacional na estruturação das práticas educacionais e aplicabilidade das políticas educacionais para a Educação Infantil. Com o objetivo de instrumentalizar os gestores, este estudo propõe uma intervenção que articule a formação de gestores e a construção de documento norteador das políticas educacionais voltadas à Educação Infantil fomentando o engajamento nas práticas de gestão.;
Abstract This research is dedicated to the theme of educational policies for Early Childhood Education, in light of the experience of the territory of Gravataí. For the purposes of this study, the qualitative approach is the methodological choice through an exploratory research practice, presenting, in relation to the procedures, the case study profile. The methodological path of the research combined exploratory practice through interviews and questionnaires, with documentary analysis. The central question of the research seeks to understand how educational policies configured Early Childhood Education in the analysis of the experience of the Municipality of Gravataí-RS. The objective is to analyze the contributions of educational policies to Early Childhood Education in qualifying the provision of this educational stage, in line with management practices in the context of public education, through documents and municipal resolutions that support the action in the municipality of Gravataí in the time interval between the years 2017 and 2022. This study presents as a theoretical- methodological contribution the perspective of the Policy Cycle, supported by the reflections of Stephen Ball and Jefferson Mainardes, among other researchers who dialogue with this analytical perspective. As results, the study points to the importance of educational management in structuring educational practices and the applicability of educational policies for Early Childhood Education. With the aim of providing tools to managers, this study proposes an intervention that articulates the training of managers and the construction of a guiding document for educational policies aimed at Early Childhood Education, encouraging engagement in management practices.;
Palavras-chave Educação infantil; Ciclo de políticas; Gestão educacional; Escola pública; Early childhood education; Policy cycle; Educational management; Public school;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-06-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13382;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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