Autor |
Bahia, Sabrine Borges de Mello Hetti; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3962817734172406; |
Orientador |
Fabris, Elí Terezinha Henn; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2961121430255733; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A (de)formação continuada como forma de vida docente : experiências de professores pesquisadores em um laboratório de docências; |
Resumo |
Esta Tese apresenta um estudo sobre a formação continuada desenvolvida em um
Laboratório de Docências com professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
(LABDOC-AIEF). A pesquisa procurou responder ao seguinte questionamento: como se
constituem os experimentos de formação continuada dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, produzidos a partir das experiências coformativas no LABDOC-AIEF? Na articulação dos estudos sobre formação continuada de professores, estudos foucaultianos e estudos sobre a docência contemporânea, a partir de uma perspectiva hipercrítica, buscou-se identificar, descrever e analisar os experimentos e experiências de formação continuada dos professores que atuam nos AIEF, na rede pública de São Leopoldo/RS. Os materiais analisados foram compostos por um questionário on-line (Google Forms) e pelas transcrições de encontros do LABDOC-AIEF (2022 e 2023). As análises foram realizadas por meio da articulação de dois conceitos foucaultianos: cuidado de si e análise de discurso. Outros conceitos/ferramentas também foram utilizados, tais como hipercrítica, exercício de pensamento, artesania, experiência e coformação, permitindo problematizar a formação continuada de professores e levantar algumas possibilidades para pensá-la de outros modos. Com tal proposição, defendese, a partir desta pesquisa, que uma das maneiras para pensar de outros modos a (de)formação continuada como forma de vida docente é subvertendo alguns dos eixos de uma lógica gerencialista, colocada em circulação pela cultura formativa, alicerçada no entendimento da doutrina platônica dos dois mundos. Por isso, apostou-se em uma (de)formação continuada como forma de vida docente que se produz em uma outra cultura formativa, analisando e abandonando os seguintes dualismos: tempo de aceleração x tempo artesanal; competitividade/individualismo x cooperação; trabalho performático x trabalho artesanal; tarefismo pedagógico x exercício do pensamento; reprodução de modelos x engajamento e autoria docente. A tese defendida é a de que há a necessidade da criação de uma outra cultura formativa, que possibilite pensar de outros modos a formação continuada, o que chamo de (de)formação continuada como forma de vida docente.; |
Abstract |
This dissertation presents a study about continuing training developed in a teaching lab
with Early Years teachers from Elementary School (LABDOC-AIEF). The research sought to answer the following query: how are formed the continuing training experiments of Early Years teachers from Elementary School, produced by means of co-trained experience at LABDOCAIEF? By conjecturing studies on teachers’ continuing training, contemporary teaching and Foucauldian foundations based on a hypercritical perspective, this work aimed on identifying, describing, and analyzing the AIEF’s acting teachers’ experiments and experience on continuing training, at São Leopoldo/RS public education. The analyzed material is made of a virtual questionnaire (Google Forms) and LABDOC-AIEF’s transcribed meetings (2022-2023). The analyses were carried out by articulating two Foucauldian concepts: self-care and discourse analysis. Other concepts and tools were also used, such as hypercritic, practice of thinking, art craft, experience and co-training, making it possible to raise issues over the teacher’s continuing training, as well as possible ways to think it differently. With such a proposition, this research argues that one of the ways to think differently the continuing (re)training as a teaching lifestyle is by subverting some axes of the management logic, which is placed by the formative culture, founded on the understanding of the Platonic doctrine of the two worlds. Bearing this in mind, we invested in a continuing re-training as teaching lifestyle produced within another formative culture, analyzing and abandoning the following dualisms: acceleration time vs. craft time; competitivity/individualism vs. cooperation; performance work vs. craft work; pedagogical tasking vs. practice of thinking; model reproduction vs. teacher engagement and authorship. The argument is that it is mandatory to create another formative
culture, which makes it possible to think differently about continuing training, which I call
continuing re-training as a teaching lifestyle.; Esta tesis presenta un estudio sobre la formación continua desarrollada en un Laboratorio de Docencias con profesoras de los Primeros años de la Educación Primaria (LABDOC-AIEF). La investigación buscó responder a la siguiente pregunta: ¿cómo se constituyen los experimentos de formación continua de los profesores de los Primeros años de la Educación Primaria, producidos a partir de las experiencias coformativas en el LABDOCAIEF? A partir de una propuesta de articulación entre los estudios sobre formación continua de profesores, estudios foucaultianos y estudios sobre la docencia contemporánea, desde una perspectiva hipercrítica, se buscó identificar, describir y analizar los experimentos y experiencias de formación continua de los profesores que trabajan en los AIEF, en la red pública de São Leopoldo/RS. Los materiales analizados estuvieron compuestos por un cuestionario en línea (Google Forms) y por las transcripciones de encuentros del LABDOC-AIEF (2022 y 2023). Los análisis se realizaron mediante la articulación de dos conceptos foucaultianos: cuidado de sí y análisis de discurso. También se utilizaron otros conceptos/herramientas, tales como hipercrítica, ejercicio de pensamiento, artesanía, experiencia y coformación, lo que permitió problematizar la formación continua de profesores y plantear algunas posibilidades para pensarla de otros modos. Con tal proposición, se defiende a partir de esta investigación que una de las maneras de pensar de otros modos la (de)formación continua como forma de vida docente es subvirtiendo algunos de los ejes de una lógica gerencialista, puesta en circulación por la cultura formativa, y fundamentada en la comprensión de la doctrina platónica de los dos mundos. Por eso, se apostó por una (de)formación continua como forma de vida docente que se desarrolla en una cultura formativa diferente, analizando y abandonando los siguientes dualismos: tiempo de aceleración vs tiempo artesanal; competitividad/individualismo vs cooperación; desempeño laboral vs trabajo artesanal; tarea pedagógica vs ejercicio del pensamiento; reproducción de modelos vs compromiso y autoría docente. La tesis defendida es la necesidad de crear una cultura formativa distinta que permita pensar de otras maneras la formación continua, lo que denomino (de)formación continua como forma de vida docente.; |
Palavras-chave |
Formação continuada; Docência; Laboratório; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Experiência; Continuing training; Teaching; Laboratory; Elementary school early years; Experience; Formación continua; Docência; Laboratório; Primeros años de la educación primari; Experiencia; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-07-31; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13366; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |