Resumo:
Essa dissertação apresenta um estudo de caso etnográfico realizado em uma escola municipal de Porto Alegre/RS sobre os movimentos de acolhimento com alunos migrantes realizados na instituição. O objetivo do trabalho é identificar e compreender as práticas que implicam no acolhimento e inclusão de alunos migrantes e refugiados em uma escola pública. O estudo busca compreender de que forma a escola impulsiona o pertencimento de alunos migrantes e refugiados e a interculturalidade através das práticas pedagógicas que desenvolve. Para isso realizou-se observação participante e entrevistas semi-estruturadas com professores e a gestão da escola, a fim de conhecer os movimentos de acolhida realizados. A pesquisa foi subsidiada à luz dos estudos de autores que sulearam essa pesquisa, sendo os principais: Baptista (2002, 2005, 2016), Candau (2002a, 2022b, 2010 2012, 2016), hooks (2017, 2020, 2021, 2022) e Walsh (2009a, 2009b, 2012). Os resultados mostraram que, embora as adversidades presentes com a chegada de alunos migrantes na escola, as construções feitas por meio de uma pedagogia engajada são capazes de promover o acolhimento e transformar culturalmente o ambiente escolar. Ainda, é possível perceber por meio da escuta dos professores e da gestão, valoriza-se o trabalho de acolhida realizado e elenca exemplos de práticas para a promoção do acolhimento de alunos migrantes.