Autor |
Poltozi, Nicole Magalhães; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6305160715498142; |
Orientador |
Silva, Rodrigo Manoel Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9524885475616516; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Diversidade, divésite, diversidad : impulsionando a interculturalidade por meio de práticas de acolhimento com migrantes e refugiados em uma escola de Porto Alegre/RS; |
Resumo |
Essa dissertação apresenta um estudo de caso etnográfico realizado em uma escola municipal de Porto Alegre/RS sobre os movimentos de acolhimento com alunos migrantes realizados na instituição. O objetivo do trabalho é identificar e compreender as práticas que implicam no acolhimento e inclusão de alunos migrantes e refugiados em uma escola pública. O estudo busca compreender de que forma a escola impulsiona o pertencimento de alunos migrantes e refugiados e a interculturalidade através das práticas pedagógicas que desenvolve. Para isso realizou-se observação participante e entrevistas semi-estruturadas com professores e a gestão da escola, a fim de conhecer os movimentos de acolhida realizados. A pesquisa foi subsidiada à luz dos estudos de autores que sulearam essa pesquisa, sendo os principais: Baptista (2002, 2005, 2016), Candau (2002a, 2022b, 2010 2012, 2016), hooks (2017, 2020, 2021, 2022) e Walsh (2009a, 2009b, 2012). Os resultados mostraram que, embora as adversidades presentes com a chegada de alunos migrantes na escola, as construções feitas por meio de uma pedagogia engajada são capazes de promover o acolhimento e transformar culturalmente o ambiente escolar. Ainda, é possível perceber por meio da escuta dos professores e da gestão, valoriza-se o trabalho de acolhida realizado e elenca exemplos de práticas para a promoção do acolhimento de alunos migrantes.; |
Abstract |
Esta tesis presenta un estudio de caso etnográfico realizado en una escuela municipal de Porto Alegre/RS sobre los movimientos de acogida con alumnos migrantes realizados en la institución. El objetivo del trabajo es identificar y comprender las prácticas que implican la acogida e inclusión de alumnos migrantes y refugiados en una escuela pública. El estudio busca comprender de qué manera la escuela impulsa el sentido de pertenencia de los alumnos migrantes y refugiados y la interculturalidad a través de las prácticas pedagógicas que desarrolla. Para ello, se llevó a cabo observación participante y entrevistas semiestructuradas con profesores y la gestión de la escuela, con el fin de conocer los movimientos de acogida realizados. La investigación fue subsidiada a la luz de los estudios de autores que apoyaron esta investigación, siendo los principales: Baptista (2002, 2005, 2016), Candau (2002a, 2022b, 2010, 2012, 2016), hooks (2017, 2020, 2021, 2022) y Walsh (2009a, 2009b, 2012). Los resultados mostraron que, aunque existen adversidades con la llegada de alumnos migrantes a la escuela, las construcciones realizadas a través de una pedagogía comprometida son capaces de promover la acogida y transformar culturalmente el ambiente escolar. Además, es posible percibir a través de la escucha de los profesores y la gestión, que se valora el trabajo de acogida realizado y se enumeran ejemplos de prácticas para promover la acogida de alumnos migrantes.; |
Palavras-chave |
Acolhimento; Interculturalidade; Migração; Educação; Acogida; Interculturalidad; Migración; Educación; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-03-26; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13365; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |