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A experiência do estudante universitário com deficiência na relação com o aprender

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Autor Poersch, Lauren Azevedo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1789755783491107;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título A experiência do estudante universitário com deficiência na relação com o aprender;
Resumo O objetivo central desta tese é conhecer e problematizar como estudantes com deficiência se narram na experiência com o aprender na universidade. A materialidade analisada compreende 11 entrevistas-narrativas com alunos universitários com deficiência, atendidos pelo Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas da Universidade Federal do Rio Grande, matriculados em cursos de graduação. A intenção foi empreender uma analítica reflexiva sobre as experiências desses estudantes em relação ao seu aprender na universidade, problematizando como são estabelecidas essas experiências e os efeitos que elas produzem, a partir do que está dito e das relações e tensões que estabelecem. As análises mostraram como a in/exclusão opera no ambiente universitário por meio de práticas de apoio que invisibilizam a presença do aluno com deficiência e limitam seu acesso ao ensino, tornando o seu aprender um desafio à normalidade estabelecida. Apontaram também uma educação pautada numa lógica explicadora que, no encontro com a deficiência, reafirma a incapacidade como elemento de subjetivação, limitando o aprender do estudante universitário com deficiência, determinando seu modo de ser, ao fazer com que não acredite em sua capacidade de aprender. Entretanto, verificou-se que, ao aplicar a lógica explicadora a todos os alunos (com ou sem deficiência), o professor ignora as especificidades do estudante com deficiência, fazendo com que ele improvise estratégias ao seu aprender, num movimento de emancipação, que cria rotas de fuga à lógica instituída. A emancipação evidenciada nas narrativas dos participantes da pesquisa, demonstra a potência desses corpos em um espaço comum: a universidade. Não como um movimento contrário à subjugação, mas como uma rota de fuga do sujeito à lógica de ensino estabelecida. Uma atitude intelectual por parte do aluno, em busca de aprender e traduzir os signos do mundo a partir de seu próprio olhar. Desta forma, verificou-se que os estudantes universitários com deficiência se narram na experiência por meio de singularidades emancipadas, que produzem estratégias à emancipação do seu aprender.;
Abstract The central aim of this thesis is to understand and problematize how students with disabilities narrate their experience of learning at university. The material analyzed comprises 11 interviews-narratives with university students with disabilities, assisted by the Support Program for Students with Specific Needs at the Federal University of Rio Grande, enrolled in undergraduate courses. The intention was to undertake a reflective analysis of the experiences of these students in relation to their learning at university, problematizing how these experiences are established and the effects they produce, based on what is said and the relationships and tensions they establish. The analyses showed how in/exclusion operates in the university environment through support practices that make the presence of students with disabilities invisible and limit their access to education, making their learning a challenge to established normality. They also pointed to an education based on an explanatory logic which, in the encounter with disability, reaffirms incapacity as an element of subjectivation, limiting the learning of university students with disabilities and determining their way of being by making them disbelieve in their ability to learn. However, it was found that by applying the logic of explanation to all students (with or without disabilities), the teacher ignores the specificities of students with disabilities, causing them to improvise strategies for learning, in a movement of emancipation that creates escape routes from the established logic. The emancipation shown in the narratives of the research participants demonstrates the power of these bodies in a common space: the university. Not as a movement contrary to subjugation, but as an escape route from the established teaching logic. An intellectual attitude on the part of the student, seeking to learn and translate the signs of the world from their own perspective. In this way, it was found that university students with disabilities narrate their experience through emancipated singularities, which produce strategies for the emancipation of their learning.;
Palavras-chave Estudante com deficiência; Universidade; Experiência; In/exclusão; Aprender; Disabled student; University; Experience; In/exclusion; Learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-08-09;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13364;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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