Autor |
Poersch, Lauren Azevedo; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1789755783491107; |
Orientador |
Lopes, Maura Corcini; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3876751682370290; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A experiência do estudante universitário com deficiência na relação com o aprender; |
Resumo |
O objetivo central desta tese é conhecer e problematizar como estudantes com deficiência se narram na experiência com o aprender na universidade. A materialidade analisada compreende 11 entrevistas-narrativas com alunos universitários com deficiência, atendidos pelo Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Específicas da Universidade Federal do Rio Grande, matriculados em cursos de
graduação. A intenção foi empreender uma analítica reflexiva sobre as experiências desses estudantes em relação ao seu aprender na universidade, problematizando
como são estabelecidas essas experiências e os efeitos que elas produzem, a partir
do que está dito e das relações e tensões que estabelecem. As análises mostraram
como a in/exclusão opera no ambiente universitário por meio de práticas de apoio que
invisibilizam a presença do aluno com deficiência e limitam seu acesso ao ensino,
tornando o seu aprender um desafio à normalidade estabelecida. Apontaram também
uma educação pautada numa lógica explicadora que, no encontro com a deficiência,
reafirma a incapacidade como elemento de subjetivação, limitando o aprender do
estudante universitário com deficiência, determinando seu modo de ser, ao fazer com
que não acredite em sua capacidade de aprender. Entretanto, verificou-se que, ao
aplicar a lógica explicadora a todos os alunos (com ou sem deficiência), o professor
ignora as especificidades do estudante com deficiência, fazendo com que ele
improvise estratégias ao seu aprender, num movimento de emancipação, que cria
rotas de fuga à lógica instituída. A emancipação evidenciada nas narrativas dos
participantes da pesquisa, demonstra a potência desses corpos em um espaço
comum: a universidade. Não como um movimento contrário à subjugação, mas como
uma rota de fuga do sujeito à lógica de ensino estabelecida. Uma atitude intelectual
por parte do aluno, em busca de aprender e traduzir os signos do mundo a partir de
seu próprio olhar. Desta forma, verificou-se que os estudantes universitários com
deficiência se narram na experiência por meio de singularidades emancipadas, que
produzem estratégias à emancipação do seu aprender.; |
Abstract |
The central aim of this thesis is to understand and problematize how students with disabilities narrate their experience of learning at university. The material analyzed comprises 11 interviews-narratives with university students with disabilities, assisted
by the Support Program for Students with Specific Needs at the Federal University of Rio Grande, enrolled in undergraduate courses. The intention was to undertake a reflective analysis of the experiences of these students in relation to their learning at university, problematizing how these experiences are established and the effects they produce, based on what is said and the relationships and tensions they establish. The analyses showed how in/exclusion operates in the university environment through support practices that make the presence of students with disabilities invisible and limit their access to education, making their learning a challenge to established normality. They also pointed to an education based on an explanatory logic which, in the encounter with disability, reaffirms incapacity as an element of subjectivation, limiting the learning of university students with disabilities and determining their way of being by making them disbelieve in their ability to learn. However, it was found that by applying the logic of explanation to all students (with or without disabilities), the teacher ignores the specificities of students with disabilities, causing them to improvise strategies for learning, in a movement of emancipation that creates escape routes from the established logic. The emancipation shown in the narratives of the research participants demonstrates the power of these bodies in a common space: the university. Not as a movement contrary to subjugation, but as an escape route from the established teaching logic. An intellectual attitude on the part of the student, seeking to learn and translate the signs of the world from their own perspective. In this way, it was found that university students with disabilities narrate their experience through emancipated singularities, which produce strategies for the emancipation of their learning.; |
Palavras-chave |
Estudante com deficiência; Universidade; Experiência; In/exclusão; Aprender; Disabled student; University; Experience; In/exclusion; Learning; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-08-09; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13364; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |