Autor |
Santos, Daiana Bastos da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2852086038066644; |
Orientador |
Silva, Roberto Rafael Dias da; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/3180659616699939; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Percepções e sentidos de estudantes do ensino médio gaúcho sobre o tempo escolar: entre as sociabilidades conectadas e as promessas de autonomia; |
Resumo |
A presente tese teve como objetivo compreender como os estudantes do Ensino Médio
de uma escola pública da rede estadual do Rio Grande do Sul percebem e constroem sentidos em relação à organização temporal escolar atual, considerando a proposta curricular do Novo Ensino Médio. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica na fronteira entre a antropologia e a educação, visando uma imersão no cotidiano escolar. A instituição escolar foi compreendida como o local de investigação e o tempo escolar como objeto de estudo, utilizando recursos etnográficos como diário de campo, observação participante, fotografias e entrevistas. O estudo envolveu jovens do segundo ano do Ensino Médio em uma escola pública no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, representando a juventude contemporânea brasileira. No contexto investigado, foi possível compreender os sentidos que os sujeitos atribuem ao tempo diante das percepções de suas vivências temporais escolares, quais sejam: sociabilidade conectada, multitarefa, tédio, e abandono formativo. Esses sentidos
foram analisados diante do seguinte diagnóstico do presente: a aceleração das estruturas sociais (ROSA, 2019), o desenvolvimento do capitalismo de vigilância (ZUBOFF, 2020) no contexto da sociedade de controle (DELEUZE, 1992) e a lógica racional neoliberal (DARDOT; LAVAL, 2016). Diante disso, esta pesquisa defende a tese de que a experiência temporal escolar das juventudes é ressignificada no contexto neoliberal contemporâneo, marcado pelo processo de aceleração social (ROSA, 2019) e pelo desenvolvimento do capitalismo de vigilância (ZUBOFF, 2020). Nesse cenário, o tempo escolar juvenil adquire sentidos de sociabilidade conectada, multitarefa, tédio e abandono formativo, em detrimento de uma discursividade política que preconiza a autonomia juvenil. Em nome dessa promessa de autonomia, o direito a uma educação estruturada no conhecimento é fragilizado, colocando-se exclusivamente sobre os jovens a responsabilidade pelo seu percurso formativo.; |
Abstract |
The present thesis aimed to understand how high school students at a public school in
the state of Rio Grande do Sul perceive and construct meanings in relation to the current school temporal organization, considering the curricular proposal of the New High School. To this end, qualitative research with an ethnographic approach was carried out on the border between anthropology and education, aiming at immersion in everyday school life. The school institution was understood as the place of investigation and school time as the object of study, using ethnographic resources such as field diary, participant observation, photographs and interviews. The study involved young people in their second year of high school at a public school on the North Coast of Rio Grande do Sul, representing contemporary Brazilian youth. In the investigated context, it was possible to understand the meanings that subjects attribute to time in light of the perceptions of their school temporal experiences, namely: connected sociability, multitasking, boredom, and educational abandonment. These meanings were analyzed in light of the following diagnosis of the present: the acceleration of social structures (ROSA, 2019), the development of surveillance capitalism (ZUBOFF, 2020) in the context of the control society (DELEUZE, 1992) and neoliberal rational logic (DARDOT; LAVAL, 2016). In this sense, this research defends the thesis that the temporal school experience of young people is given new meaning in the contemporary neoliberal context, marked by the
process of social acceleration (ROSA, 2019) and the development of surveillance capitalism (ZUBOFF, 2020). In this scenario, youth school time acquires meanings of connected sociability, multitasking, boredom and educational abandonment, to the detriment of a political discourse that advocates youth autonomy. In the name of this promise of autonomy, the right to an education structured in knowledge is weakened, placing the responsibility for their educational path exclusively on young people.; |
Palavras-chave |
Ensino Médio; Tempo escolar; Flexibilização; Currículo; Juventudes; High school; School time; Flexibilization; Curriculum; Youths; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2024-07-22; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13362; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |