Resumo:
A presente dissertação investiga um Programa de Governo intitulado Mais Educa São Léo (PME). Esta Política Pública local, lançada em 2019, inclui socialmente alunos e alunas da escola pública, ampliando seu tempo de permanência na escola, numa proposta de Educação Integral. Diante disso, objetivou-se caracterizar e analisar as estratégias e mecanismos de acesso e manutenção dos estudantes em situação de vulnerabilidade social na Escola. Metodologicamente, procedemos através de estratégia qualitativa, com uso das técnicas de observações e entrevistas, em uma das escolas que sedia o Programa. Os resultados demonstram que, embora haja limites na execução, como a precarização do vínculo de trabalho das equipes, atrasos salariais e outros, as crianças e jovens atendidos necessitam desse acolhimento na escola e têm respondido positivamente aos objetivos do Programa. Além disso, a rede ampliará o número de escolas atendidas em 2024, e o plano é que todas as escolas de ensino fundamental do município passem a oferecer a jornada integral para os alunos(as) que se inserem nos critérios do Mais Educa São Léo.