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Programa Mais Educa São Léo: instrumento de inclusão social e educação integral

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Autor Dias, Amanda Couto;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1392039939092782;
Orientador Veronese, Marília Veríssimo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
Co-orientador Rocha, Sandoval Alves;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/6202234765144107;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Programa Mais Educa São Léo: instrumento de inclusão social e educação integral;
Resumo A presente dissertação investiga um Programa de Governo intitulado Mais Educa São Léo (PME). Esta Política Pública local, lançada em 2019, inclui socialmente alunos e alunas da escola pública, ampliando seu tempo de permanência na escola, numa proposta de Educação Integral. Diante disso, objetivou-se caracterizar e analisar as estratégias e mecanismos de acesso e manutenção dos estudantes em situação de vulnerabilidade social na Escola. Metodologicamente, procedemos através de estratégia qualitativa, com uso das técnicas de observações e entrevistas, em uma das escolas que sedia o Programa. Os resultados demonstram que, embora haja limites na execução, como a precarização do vínculo de trabalho das equipes, atrasos salariais e outros, as crianças e jovens atendidos necessitam desse acolhimento na escola e têm respondido positivamente aos objetivos do Programa. Além disso, a rede ampliará o número de escolas atendidas em 2024, e o plano é que todas as escolas de ensino fundamental do município passem a oferecer a jornada integral para os alunos(as) que se inserem nos critérios do Mais Educa São Léo.;
Abstract This dissertation investigates a Government Program entitled Mais Educa São Léo (PME). This local Public Policy, launched in 2019, socially includes public school students, extending their time at school, in a proposal for Integral Education. Given this, the objective was to characterize and analyze the strategies and mechanisms for accessing and maintaining at School students in situations of social vulnerability. Methodologically, we proceeded through a qualitative strategy, using observation and interview techniques, in one of the schools that hosts the Program. The results demonstrate that, although there are limits in the implementation, children and youth served by the policy need this reception at school and have responded positively to the Program's objectives. In addition, the network will increase the number of schools served in 2024, and the plan is for all elementary schools in the municipality to begin offering full-time education to students eligible for the Mais Educa São Léo’s criteria.;
Palavras-chave Educação; Política pública; Programa Mais Educa São Léo; Inclusão social; Educação integral; Education; Public policy; Mais Educa São Léo Program; Social inclusion; Integral education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-12;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13360;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


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