RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Programa Mais Educa São Léo: instrumento de inclusão social e educação integral

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Dias, Amanda Couto;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1392039939092782;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Veronese, Marília Veríssimo;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9561090934034324;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Rocha, Sandoval Alves;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6202234765144107;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Programa Mais Educa São Léo: instrumento de inclusão social e educação integral;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação investiga um Programa de Governo intitulado Mais Educa São Léo (PME). Esta Política Pública local, lançada em 2019, inclui socialmente alunos e alunas da escola pública, ampliando seu tempo de permanência na escola, numa proposta de Educação Integral. Diante disso, objetivou-se caracterizar e analisar as estratégias e mecanismos de acesso e manutenção dos estudantes em situação de vulnerabilidade social na Escola. Metodologicamente, procedemos através de estratégia qualitativa, com uso das técnicas de observações e entrevistas, em uma das escolas que sedia o Programa. Os resultados demonstram que, embora haja limites na execução, como a precarização do vínculo de trabalho das equipes, atrasos salariais e outros, as crianças e jovens atendidos necessitam desse acolhimento na escola e têm respondido positivamente aos objetivos do Programa. Além disso, a rede ampliará o número de escolas atendidas em 2024, e o plano é que todas as escolas de ensino fundamental do município passem a oferecer a jornada integral para os alunos(as) que se inserem nos critérios do Mais Educa São Léo.;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation investigates a Government Program entitled Mais Educa São Léo (PME). This local Public Policy, launched in 2019, socially includes public school students, extending their time at school, in a proposal for Integral Education. Given this, the objective was to characterize and analyze the strategies and mechanisms for accessing and maintaining at School students in situations of social vulnerability. Methodologically, we proceeded through a qualitative strategy, using observation and interview techniques, in one of the schools that hosts the Program. The results demonstrate that, although there are limits in the implementation, children and youth served by the policy need this reception at school and have responded positively to the Program's objectives. In addition, the network will increase the number of schools served in 2024, and the plan is for all elementary schools in the municipality to begin offering full-time education to students eligible for the Mais Educa São Léo’s criteria.;
metadataTrad.dc.subject Educação; Política pública; Programa Mais Educa São Léo; Inclusão social; Educação integral; Education; Public policy; Mais Educa São Léo Program; Social inclusion; Integral education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Humanas::Sociologia;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-04-12;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13360;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics