Autor |
Souza, Ramon Ortiz de; |
Orientador |
Pilz, Laércio Antônio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/7032305944779325; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O teatro do oprimido e a Pedagogia Inaciana na construção do novo humanismo; |
Resumo |
Este trabalho propõe uma análise interdisciplinar de bibliografia comparativa que busca compreender a interseção entre o Teatro do Oprimido e a Pedagogia Inaciana, explorando como esses dois sistemas educacionais podem contribuir para a construção de um novo humanismo. O Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, é uma metodologia teatral que utiliza o teatro como ferramenta de conscientização e transformação social, permitindo que os indivíduos compartilhem suas histórias e busquem soluções para os desafios que enfrentam. Por outro lado, a Pedagogia Inaciana, com raízes na filosofia de Santo Inácio de Loyola, enfatiza a formação integral do indivíduo, promovendo a reflexão, a ação ética e a busca pelo bem comum. Este estudo argumenta que essas abordagens pedagógicas têm pontos de convergência notáveis, principalmente no que diz respeito à ênfase na reflexão crítica, na participação
ativa e no compromisso com a justiça social. Ao combinar os princípios do Teatro do Oprimido com a Pedagogia Inaciana, é possível promover um novo humanismo que valoriza a dignidade humana, a igualdade e a solidariedade. A análise bibliográfica comparativa apresenta exemplos práticos de como essas abordagens podem ser integradas em contextos educacionais e sociais, oferecendo uma visão promissora para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a construção de um mundo mais justo e igualitário. Além disso, o trabalho destaca a importância de uma pedagogia que não apenas transmite conhecimento, mas também capacita os indivíduos a agirem como agentes de mudança em suas comunidades, alinhando-se assim com a visão de
um novo humanismo que busca a transformação positiva da sociedade.; |
Abstract |
This work proposes an interdisciplinary analysis that seeks to understand the intersection between the Theater of the Oppressed and Ignatian Pedagogy, exploring how these two educational systems can contribute to the construction of a new humanism. The Theater of the Oppressed, developed by Augusto Boal, is a theatrical methodology that uses theater as a tool for awareness and social transformation, allowing individuals to share their stories and seek solutions to the challenges they face. On the other hand, Ignatian Pedagogy, rooted in the philosophy of Saint Ignatius of Loyola, emphasizes the integral formation of the individual, promoting reflection, ethical action, and the pursuit of the common good. This study argues that these pedagogical approaches have notable points of convergence, particularly with regard to the emphasis on critical reflection, active
participation, and commitment to social justice. By combining the principles of the Theater of the Oppressed with Ignatian Pedagogy, it is possible to promote a new humanism that values human dignity, equality, and solidarity. The comparative literature analysis provides practical examples of how these approaches can be integrated into educational and social contexts, offering a promising vision for the formation of conscious citizens committed to the construction of a fairer and more egalitarian world. Furthermore, this work emphasizes the importance of a pedagogy that not only imparts knowledge but also empowers individuals to act as agents of change in their communities, aligning with the vision of a new humanism that seeks the positive transformation of society.; |
Palavras-chave |
Teatro do oprimido; Pedagogia Inaciana; Novo humanismo; Justiça social; Igualdade; Solidariedade; Theater of the oppressed; Ignatian Pedagogy; New humanism; Social justice; Equality; Solidarity; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-11-15; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13310; |
Nivel |
Especialização; |
Curso |
Educação Jesuíta: aprendizagem integral, sujeito e contemporaneidade; |