Abstract:
Esta pesquisa versa sobre a Formação Continuada para docentes da Educação Superior, enquanto uma estratégia de Gestão Educacional. Esse estudo objetiva compreender como as Formações Continuadas podem contribuir para os docentes dos cursos de graduação, enquanto estratégia de gestão educacional, a partir da percepção dos professores e dos gestores da Faccat. Trata-se de uma pesquisa com abordagem mista, destacando-se pela combinação da pesquisa e dos métodos quantitativos e qualitativos. Para a realização da fundamentação teórica da pesquisa, utilizou-se alguns autores que debruçaram-se ao estudo da constituição identitária do docente da Educação Superior, como por exemplo: Nóvoa (1992, 1995, 2018, 2019, 2022, 2023), Anastasiou e Pimenta (2002), Tardif (2000, 2014), Cunha (2008, 2010, 2011, 2020) e Masetto (2003, 2018). Bem como autores que descrevem a respeito da Formação Continuada: Nóvoa (1992, 2001, 2002), Libâneo (2004), Imbernón (2010, 2011), Cunha (2011, 2020) e Masetto (2018). Além de autores que apresentam percepções envolvendo discussões sobre Gestão Educacional, dentre eles: Klaus (2016), Lück (2013, 2014, 2015), Tofik (2013), Sander (2007, 2009), Colombo (2013), Paro (2015, 2018), Dourado (2011, 2012) e Libâneo (2018). É nesse viés que a pesquisadora constituiu-se nas aproximações com a fundamentação teórica. Quanto ao objetivo, trata-se de uma pesquisa exploratória, quanto ao procedimento metodológico, configura-se como um estudo de caso, pois averigua-se com proximidade o objeto de estudo. Como campo empírico, escolheu-se uma Instituição de Educação Superior Comunitária (IESC), as Faculdades Integradas de Taquara - Faccat, situada no município de Taquara - RS. A fim de atingir os objetivos específicos estipulados, utilizou-se diferentes instrumentos para a coleta de dados. Na primeira etapa, desenvolveu-se uma análise documental, com base nos Relatórios Institucionais; na segunda etapa, realizou-se a aplicação de um questionário, com professores; na terceira e última etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada, com gestores. Na análise dos dados, para a primeira e para a segunda etapa, utilizou-se a técnica de análise interpretativa descritiva. Com base nos dados oriundos do questionário aplicado aos Professores e da entrevista realizada com os gestores, realizou-se a análise das questões abertas mediante análise de conteúdo. Ademais, a análise das questões fechadas, deu-se por meio da estatística descritiva. Como principais resultados pode-se constatar a percepção dos professores, ressaltando que a Formação Continuada possibilita momentos de reflexão sobre o fazer docente, assim como estimula o pensamento crítico e a qualificação das práticas pedagógicas. Os gestores, por sua vez, enfatizam a importância de apoiar e incentivar a participação dos docentes, garantindo que as formações sejam relevantes e alinhadas aos objetivos institucionais, contribuindo para a gestão educacional. Assim, as propostas formativas desenvolvidas na Faccat, ao longo dos anos, demonstram intencionalidade e buscam agregar valor ao propósito institucional de formação de profissionais competentes. Por fim, destaca-se a relevância dessa pesquisa para que outras instituições educacionais aproximem suas propostas de Formação Continuada com os propósitos da Gestão Educacional enquanto uma estratégia potencializadora de desenvolvimento. Dessa forma, a Instituição estará contribuindo para a melhoria da qualidade da educação oferecida e demonstrando o compromisso com o desenvolvimento profissional dos Docentes da Educação Superior.