Autor |
Oliveira, Savana da Silva; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/4553981612217237; |
Orientador |
Almeida, Caroline Medeiros Martins de; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2597529134963449; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Formação continuada para docentes da educação superior: uma estratégia de gestão educacional; |
Resumo |
Esta pesquisa versa sobre a Formação Continuada para docentes da Educação Superior, enquanto uma estratégia de Gestão Educacional. Esse estudo objetiva compreender como as Formações Continuadas podem contribuir para os docentes dos cursos de graduação, enquanto estratégia de gestão educacional, a partir da percepção dos professores e dos gestores da Faccat. Trata-se de uma pesquisa com abordagem mista, destacando-se pela combinação da pesquisa e dos métodos quantitativos e qualitativos. Para a realização da fundamentação teórica da pesquisa, utilizou-se alguns autores que debruçaram-se ao estudo da constituição identitária do docente da Educação Superior, como por exemplo: Nóvoa (1992, 1995, 2018, 2019, 2022, 2023), Anastasiou e Pimenta (2002), Tardif (2000, 2014), Cunha (2008, 2010, 2011, 2020) e Masetto (2003, 2018). Bem como autores que descrevem a respeito da Formação Continuada: Nóvoa (1992, 2001, 2002), Libâneo (2004), Imbernón (2010, 2011), Cunha (2011, 2020) e Masetto (2018). Além de autores que apresentam percepções envolvendo discussões sobre Gestão Educacional, dentre eles: Klaus (2016), Lück (2013, 2014, 2015), Tofik (2013), Sander (2007, 2009), Colombo (2013), Paro (2015, 2018), Dourado (2011, 2012) e Libâneo (2018). É nesse viés que a pesquisadora constituiu-se nas aproximações com a fundamentação teórica. Quanto ao objetivo, trata-se de uma pesquisa exploratória, quanto ao procedimento metodológico, configura-se como um estudo de caso, pois averigua-se com proximidade o objeto de estudo. Como campo empírico, escolheu-se uma Instituição de Educação Superior Comunitária (IESC), as Faculdades Integradas de Taquara - Faccat, situada no município de Taquara - RS. A fim de atingir os objetivos específicos estipulados, utilizou-se diferentes instrumentos para a coleta de dados. Na primeira etapa, desenvolveu-se uma análise documental, com base nos Relatórios Institucionais; na segunda etapa, realizou-se a aplicação de um questionário, com professores; na terceira e última etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada, com gestores. Na análise dos dados, para a primeira e para a segunda etapa, utilizou-se a técnica de análise interpretativa descritiva. Com base nos dados oriundos do questionário aplicado aos Professores e da entrevista realizada com os gestores, realizou-se a análise das questões abertas mediante análise de conteúdo. Ademais, a análise das questões fechadas, deu-se por meio da estatística descritiva. Como principais resultados pode-se constatar a percepção dos professores, ressaltando que a Formação Continuada possibilita momentos de reflexão sobre o fazer docente, assim como estimula o pensamento crítico e a qualificação das práticas pedagógicas. Os gestores, por sua vez, enfatizam a importância de apoiar e incentivar a participação dos docentes, garantindo que as formações sejam relevantes e alinhadas aos objetivos institucionais, contribuindo para a gestão educacional. Assim, as propostas formativas desenvolvidas na Faccat, ao longo dos anos, demonstram intencionalidade e buscam agregar valor ao propósito institucional de formação de profissionais competentes. Por fim, destaca-se a relevância dessa pesquisa para que outras instituições educacionais aproximem suas propostas de Formação Continuada com os propósitos da Gestão Educacional enquanto uma estratégia potencializadora de desenvolvimento. Dessa forma, a Instituição estará contribuindo para a melhoria da qualidade da educação oferecida e demonstrando o compromisso com o desenvolvimento profissional dos Docentes da Educação Superior.; |
Abstract |
This research is about Continuing Education for Higher Education teachers as an Educational Management strategy. This study aims to understand how Continuing Education can contribute to undergraduate teachers as an educational management strategy, based on the perception of Faccat's teachers and managers. This is a mixed-methods study, with a combination of quantitative and qualitative methods. To provide the theoretical basis for the research, we used some authors who have studied the identity of higher education teachers, such as Nóvoa (1992, 1995, 2018, 2019, 2022, 2023), Anastasiou and Pimenta (2002), Tardif (2000, 2014), Cunha (2008, 2010, 2011, 2020) and Masetto (2003, 2018). As well as authors who describe Continuing Education: Nóvoa (1992, 2001, 2002), Libâneo (2004), Imbernón (2010, 2011), Cunha (2011, 2020) and Masetto (2018). In addition to authors who present perceptions involving discussions on Educational Management, among them: Klaus (2016), Lück (2013, 2014, 2015), Tofik (2013), Sander (2007, 2009), Colombo (2013), Paro (2015, 2018), Dourado (2011, 2012) and Libâneo (2018). It is in this vein that the researcher approached the theoretical foundation. As far as the objective is concerned, this is an exploratory study. As far as the methodological procedure is concerned, it is a case study, as the object of study is closely investigated. The empirical field chosen was a Community Higher Education Institution (IESC), the Faculdades Integradas de Taquara - Faccat, located in the municipality of Taquara - RS. To achieve the specific objectives stipulated, different instruments were used to collect data. In the first stage, a documentary analysis was carried out, based on the Institutional Reports; in the second stage, a questionnaire was applied to teachers; in the third and final stage, a semi-structured interview was carried out with managers. In analyzing the data for the first and second stages, the descriptive interpretive analysis technique was used. Based on the data from the questionnaire applied to the teachers and the interview with the managers, the open questions were analyzed using content analysis. The closed questions were also analyzed using descriptive statistics. The main results were the teachers' perception that Continuing Education enables moments of reflection on teaching, stimulating critical thinking and improving teaching practices. Managers, in turn, emphasize the importance of supporting and encouraging teacher participation, ensuring that training is relevant and aligned with institutional objectives, and contributing to educational management. Thus, the training proposals developed at Faccat over the years demonstrate intentionality and seek to add value to the institutional purpose of training competent professionals. Finally, the relevance of this research is highlighted so that other educational institutions can bring their Continuing Education proposals closer to the aims of Educational Management as a development-enhancing strategy. In this way, the institution will be contributing to improving the quality of the education offered and demonstrating its commitment to the professional development of higher education teachers.; |
Palavras-chave |
Formação continuada; Docentes da Educação Superior; Estratégia de Gestão Educacional; Continuing education; Higher Education Teachers; Educational management strategy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-04-25; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13248; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional; |