Resumo:
O Colégio Anchieta Nova Friburgo (RJ) está em fase de implementação do seu currículo bilíngue integrado. A partir da análise dos avanços e desafios desse processo, este estudo teve como objetivo construir um conjunto de orientações, em colaboração entre equipe de gestão pedagógica e professores, visando aperfeiçoar o currículo bilíngue integrado na perspectiva de uma educação para a cidadania global, nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1 do Colégio Anchieta (RJ). Metodologicamente, esta pesquisa se identifica como qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa-ação. Optou-se por dois métodos de coletas de dados, que foram a pesquisa documental, tendo como literatura-base documentos da RJE, da Companhia de Jesus e do Colégio Anchieta, e a observação das práticas de aulas em cenário de regência compartilhada em língua de origem (português) e em língua adicional (inglês) e em aulas que utilizam a translinguagem como prática pedagógica. Mediante sete encontros que almejaram o alinhamento conceitual, a realização dos diagnósticos individual e coletivo, bem como a elaboração e a revisão do conjunto de orientações, identificaram-se potencialidades e deficiências nas práticas integradas em contexto bilíngue com vistas à promoção da Educação para a Cidadania Global (ECG) no colégio. As fontes documentais analisadas apresentaram direcionamentos para o desenvolvimento da ECG, da interculturalidade e da gestão participativa, mas constatou-se a escassez de orientações quanto à translinguagem e à regência compartilhada. As observações das aulas confirmaram a existência da integração de conteúdo e língua (CLIL), bem como da integração curricular, mas não se identificaram práticas sistematizadas voltadas à ECG e ao desenvolvimento da interculturalidade crítica. Como recomendações, os participantes da pesquisa-ação sugeriram, dentre outros pontos, o aprimoramento do processo avaliativo em cenário de educação bilíngue; o fomento à integração e à colaboração através de momentos destinados à observação e compartilhamento de boas práticas; e o fortalecimento da gestão participativa por meio de reuniões regulares entre professores e gestores.