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Integração curricular bilíngue na promoção da cidadania global : estudo sobre práticas curriculares integradoras em cenário bilíngue no Colégio Anchieta de Nova Friburgo/RJ

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Autor Marins, Emily de Paula Silva;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4552496878756181;
Orientador Jacobus, Artur Eugenio;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3554354139881137;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Integração curricular bilíngue na promoção da cidadania global : estudo sobre práticas curriculares integradoras em cenário bilíngue no Colégio Anchieta de Nova Friburgo/RJ;
Resumo O Colégio Anchieta Nova Friburgo (RJ) está em fase de implementação do seu currículo bilíngue integrado. A partir da análise dos avanços e desafios desse processo, este estudo teve como objetivo construir um conjunto de orientações, em colaboração entre equipe de gestão pedagógica e professores, visando aperfeiçoar o currículo bilíngue integrado na perspectiva de uma educação para a cidadania global, nas séries iniciais do Ensino Fundamental 1 do Colégio Anchieta (RJ). Metodologicamente, esta pesquisa se identifica como qualitativa e, quanto aos procedimentos, como pesquisa-ação. Optou-se por dois métodos de coletas de dados, que foram a pesquisa documental, tendo como literatura-base documentos da RJE, da Companhia de Jesus e do Colégio Anchieta, e a observação das práticas de aulas em cenário de regência compartilhada em língua de origem (português) e em língua adicional (inglês) e em aulas que utilizam a translinguagem como prática pedagógica. Mediante sete encontros que almejaram o alinhamento conceitual, a realização dos diagnósticos individual e coletivo, bem como a elaboração e a revisão do conjunto de orientações, identificaram-se potencialidades e deficiências nas práticas integradas em contexto bilíngue com vistas à promoção da Educação para a Cidadania Global (ECG) no colégio. As fontes documentais analisadas apresentaram direcionamentos para o desenvolvimento da ECG, da interculturalidade e da gestão participativa, mas constatou-se a escassez de orientações quanto à translinguagem e à regência compartilhada. As observações das aulas confirmaram a existência da integração de conteúdo e língua (CLIL), bem como da integração curricular, mas não se identificaram práticas sistematizadas voltadas à ECG e ao desenvolvimento da interculturalidade crítica. Como recomendações, os participantes da pesquisa-ação sugeriram, dentre outros pontos, o aprimoramento do processo avaliativo em cenário de educação bilíngue; o fomento à integração e à colaboração através de momentos destinados à observação e compartilhamento de boas práticas; e o fortalecimento da gestão participativa por meio de reuniões regulares entre professores e gestores.;
Abstract Colégio Anchieta Nova Friburgo (RJ) is in the process of implementing an integrated bilingual curriculum. Based on the analysis of the advances and challenges of this process, this study aimed to build a set of guidelines in collaboration between the pedagogical leadership team and teachers to improve the integrated bilingual curriculum from the perspective of global citizenship education in the initial grades of Elementary School at Colégio Anchieta (RJ). Representatives of the management body and teaching staff participated collaboratively in the intervention proposal for this work. Methodologically, this research is identified as qualitative and, in terms of procedures, as action research. We opted for two data collection methods, which were documentary research, using documents from RJE, the Society of Jesus, and Colégio Anchieta as the literature, and the observation of class practices in a scenario of collaborative teaching in the language of origin (Portuguese) and in an additional language (English) and in classes that use translanguaging as a pedagogical practice. Through seven meetings that aimed at conceptual alignment, carrying out individual and collective diagnoses, and elaborating and reviewing the set of guidelines, it was possible to identify potentialities and deficiencies in integrated practices in a bilingual context to promote Global Citizenship Education (GCE) at school. The analyzed documentary sources presented directions for developing GCE, interculturality, and participatory management, but there was a lack of guidance regarding translanguaging and collaborative teaching. Observations made during class confirmed an integration of content and language (CLIL) and the curriculum. However, there was no evidence of systematic practices aimed at GCE or the development of critical interculturality. As a recommendation, participants in the action research suggested, among other points, improving the evaluation process in a bilingual education scenario; promoting integration and collaboration through moments specifically designed to observe and share good practices; and strengthening participatory management by holding regular meetings between teachers and managers.;
Palavras-chave Educação para a Cidadania Global; Educação bilíngue; Integração curricular; Gestão educacional; Global Citizenship Education; Bilingual education; Curriculum integration; Educational management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-06-06;
Agência de fomento Colégio Anchieta Nova Friburgo/RJ;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13244;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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