Resumo:
Projetar espaços educacionais implica considerar os tipos de aprendizagem esperadas, resultando em uma relação intrínseca entre arquitetura e educação. A pesquisa investiga a relação entre a concepção de gestão que orienta a construção de espaços educacionais, considerando os atores envolvidos no processo e suas competências, e o modo como o espaço interfere na condução dos processos pedagógicos. Organizou-se a dissertação em oito capítulos, abordando desde a concepção do conceito de espaço e suas diferentes perspectivas até a proposta de intervenção, garantindo ênfase também às abordagens, históricas, legais e pedagógicas envolvidas na discussão. A importância do espaço e de sua construção conceitual é ressignificada, levantando questões sobre o que faz um espaço tornar-se educacional. A pesquisa adota abordagem qualitativa, utilizando questionários e revisão documental com o suporte do software NVivo. Como conclusão, observa-se que os gestores e colaboradores têm ciência da importância do espaço físico, mas ainda carecem de um suporte documental que direcione suas ações de forma alinhada aos princípios pedagógicos da instituição e ao planejamento estratégico institucional. Por isso, a proposta de intervenção apresentada consiste na criação de um Guia de Orientações para a Concepção de Espaços Educacionais na Rede Jesuíta de Educação, visando a aprimorar a concepção de organização dos espaços escolares e tornar os ambientes mais eficientes e alinhados com a proposta pedagógica.