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Da concepção à materialidade: um estudo sobre espaços arquitetônicos da educação em unidades da Rede Jesuíta de Educação

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Autor Cornejo Zarza, Eduardo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0350513768889494;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Da concepção à materialidade: um estudo sobre espaços arquitetônicos da educação em unidades da Rede Jesuíta de Educação;
Resumo Projetar espaços educacionais implica considerar os tipos de aprendizagem esperadas, resultando em uma relação intrínseca entre arquitetura e educação. A pesquisa investiga a relação entre a concepção de gestão que orienta a construção de espaços educacionais, considerando os atores envolvidos no processo e suas competências, e o modo como o espaço interfere na condução dos processos pedagógicos. Organizou-se a dissertação em oito capítulos, abordando desde a concepção do conceito de espaço e suas diferentes perspectivas até a proposta de intervenção, garantindo ênfase também às abordagens, históricas, legais e pedagógicas envolvidas na discussão. A importância do espaço e de sua construção conceitual é ressignificada, levantando questões sobre o que faz um espaço tornar-se educacional. A pesquisa adota abordagem qualitativa, utilizando questionários e revisão documental com o suporte do software NVivo. Como conclusão, observa-se que os gestores e colaboradores têm ciência da importância do espaço físico, mas ainda carecem de um suporte documental que direcione suas ações de forma alinhada aos princípios pedagógicos da instituição e ao planejamento estratégico institucional. Por isso, a proposta de intervenção apresentada consiste na criação de um Guia de Orientações para a Concepção de Espaços Educacionais na Rede Jesuíta de Educação, visando a aprimorar a concepção de organização dos espaços escolares e tornar os ambientes mais eficientes e alinhados com a proposta pedagógica.;
Abstract Diseñar espacios educativos implica considerar los tipos de aprendizajes esperados, lo que resulta en una relación intrínseca entre la arquitectura y la educación. La investigación investiga la relación entre el diseño de gestión que guía la construcción de espacios educativos, considerando los actores involucrados en el proceso y sus competencias, y cómo el espacio interfiere en la conducción de los procesos pedagógicos. La investigación está organizada en siete capítulos, abordando desde la concepción del concepto de espacio y sus diferentes perspectivas hasta la propuesta de intervención, también enfatizando los enfoques históricos, legales y pedagógicos involucrados en la discusión. La importancia del espacio y su construcción conceptual se resignifican, planteando preguntas sobre lo que hace que un espacio se convierta en educativo. La investigación adopta un enfoque cualitativo, utilizando cuestionarios y revisión documental con el apoyo del software NVivo. Como conclusión, se observa que los gerentes y colaboradores son conscientes de la importancia del espacio físico, pero aún carecen de un soporte documental que dirija sus acciones en línea con los principios pedagógicos de la institución y la planificación estratégica institucional. Por lo tanto, la propuesta de intervención consiste en crear una Guía de orientaciones para la concepción de espacios educativos en la Red Jesuita de Educación, con el objetivo de mejorar la concepción de organización de los espacios escolares y hacer que los ambientes sean más eficientes y alineados con la propuesta pedagógica.; Designing educational spaces involves considering the desired types of learning, resulting in an intrinsic relationship between architecture and education. The research investigates the relationship between the management design that guides the construction of educational spaces, considering the actors involved in the process and their competencies, and how space interferes with the conduct of pedagogical processes. The research is organized into seven chapters, addressing everything from the conception of the concept of space and its different perspectives to the proposal for intervention, also emphasizing the historical, legal, and pedagogical approaches involved in the discussion. The importance of space and its conceptual construction is re-signified, raising questions about what makes a space become educational. The research adopts a qualitative approach, using questionnaires and documentary review with the support of NVivo software. As a conclusion, it is observed that managers and collaborators are aware of the importance of physical space, but still lack documentary support that directs their actions in line with the pedagogical principles of the institution and the institutional strategic planning. Therefore, the intervention proposal consists of creating a Guide of guidelines for the conception of educational spaces in the Jesuit Education Network, aiming to improve the conception of organization of school spaces and make the environments more efficient and aligned with the pedagogical proposal.;
Palavras-chave Espaços escolares; Arquitetura escolar; Gestão da Educação Básica; Espacios escolares; Arquitectura escolar; Gestión de la Educación Básica; School spaces; School architecture; Basic Education Management;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-02-21;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13243;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


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