RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Constituição das identidades docentes de egressas/os do curso de Pedagogia EAD como segunda graduação

Mostrar registro simples

Autor Heinle, Vivian;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0371587342749460;
Orientador Dal’Igna, Maria Cláudia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9564879599544686;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Constituição das identidades docentes de egressas/os do curso de Pedagogia EAD como segunda graduação;
Resumo Esta pesquisa investiga as trajetórias formativas de egressas/os do curso de Pedagogia EAD que o escolheram como segunda graduação, para, a partir de suas narrativas, compreender como se constituem suas identidades docentes. Para isso, foram realizados um questionário de caracterização e uma entrevista narrativa individual no WhatsApp com 15 pessoas — atuantes ou não na área da Educação — que estudaram em universidades gaúchas, com polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Sob uma perspectiva pós-estruturalista, a partir dos Estudos em Docência e dos Estudos sobre Pedagogia, utilizaram-se os conceitos-ferramenta de identidade e docência para responder ao problema de pesquisa, explicitado por meio da seguinte pergunta: de que formas as identidades docentes das/os egressas/os do curso de Pedagogia EAD como segunda graduação são constituídas a partir das narrativas de suas trajetórias formativas? Após a análise das narrativas das/os participantes da pesquisa, identificando-se alguns pontos em comum, como a aceleração do tempo e a precarização do processo de formação, defende-se a tese de que os modos de ser docente e de exercer a profissão são atravessados e constituídos por processos de aceleração e precarização, forjados pelos contextos macropolíticos da formação docente no Brasil atualmente e pelas trajetórias formativas das/os próprias/os egressas/os dos cursos de Pedagogia EAD.;
Abstract This research investigates the educational trajectories of graduates of the distance learning Pedagogy course, who chose it as their second degree, in order to understand how their teaching identities are constituted, based on their narratives. To do this, we carried out a characterization questionnaire and an individual narrative interview on WhatsApp with 15 people — whether or not they work in the field of education — who studied at universities in Rio Grande do Sul, with hubs in various cities. From a post-structuralist perspective, based on Studies in Teaching and Studies in Pedagogy, the tool-concepts of identity and teaching were used to answer the research problem, which was explained by the following question: in what ways are the teaching identities of graduates of the distance learning Pedagogy course as a second degree constituted from the narratives of their educational trajectories? After analyzing the narratives of the research participants and identifying some points in common, such as the acceleration of time and the precariousness of the training process, the thesis defended is that the ways of being a teacher and practicing the profession are crossed and constituted by processes of acceleration and precariousness, forged by the macro-political contexts of teacher training in Brazil today, and by the training trajectories of the graduates of distance learning Pedagogy courses.;
Palavras-chave Pedagogia; EAD; Segunda graduação; Identidade; Docência; Pedagogy; Distance learning; Second degree; Identity; Teaching;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2024-03-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13200;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística