Resumo:
Esta pesquisa investiga as trajetórias formativas de egressas/os do curso de Pedagogia EAD que o escolheram como segunda graduação, para, a partir de suas narrativas, compreender como se constituem suas identidades docentes. Para isso, foram realizados um questionário de caracterização e uma entrevista narrativa individual no WhatsApp com 15 pessoas — atuantes ou não na área da Educação — que estudaram em universidades gaúchas, com polos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Sob uma perspectiva pós-estruturalista, a partir dos Estudos em Docência e dos Estudos sobre Pedagogia, utilizaram-se os conceitos-ferramenta de identidade e docência para responder ao problema de pesquisa, explicitado por meio da seguinte pergunta: de que formas as identidades docentes das/os egressas/os do curso de Pedagogia EAD como segunda graduação são constituídas a partir das narrativas de suas trajetórias formativas? Após a análise das narrativas das/os participantes da pesquisa, identificando-se alguns pontos em comum, como a aceleração do tempo e a precarização do processo de formação, defende-se a tese de que os modos de ser docente e de exercer a profissão são atravessados e constituídos por processos de aceleração e precarização, forjados pelos contextos macropolíticos da formação docente no Brasil atualmente e pelas trajetórias formativas das/os próprias/os egressas/os dos cursos de Pedagogia EAD.