Resumo:
Essa dissertação objetiva investigar e retratar a diversidade de percepções sobre a saúde - com ênfase na saúde física -, o ensino e as rotinas escolares de docentes de uma escola estadual na cidade de Novo Hamburgo (RS); a partir das suas vivências da pandemia da Covid-19. A mesma reverberou nas mais diferentes rotinas e exigências docentes, o questionamento feito foi, de que forma os docentes da Educação Básica praticaram o ‘cuidado de si’, com relação à sua saúde, em especial a saúde física? Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem quanti-qualitativa, onde a fim de investigar com mais profundidade os desafios docentes vivenciados no contexto da pandemia da Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi aplicado como método de pesquisa, um questionário de percepção de saúde docente. Foram convidados e aceitaram participar da pesquisa 27 docentes. Os resultados foram analisados e agrupados dentro de seis categorias de análise: identificação dos colaboradores, percepção da saúde física, percepção da saúde mental, estilo de vida, ‘cuidado de si’ e saúde docente, a partir da pandemia da Covid-19 e desafios docentes no ERE. A percepção da saúde docente foi positiva, nos três contextos analisados (antes/durante a pandemia da Covid-19 e atualmente). Já o 'cuidado de si' em relação à saúde, foi despertado nos docentes, a partir dos discursos e práticas associadas às ações de cuidado para com os exercícios físicos, alimentação, realização de exames de saúde preventivos, melhora do sono e diminuição do estresse. Os resultados deste estudo contribuem tanto ao corpo de conhecimentos relacionados à temática em questão, quanto ao subsídio para a criação de estratégias de promoção e prevenção da saúde/qualidade de vida dos docentes.