RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Covid-19 e ‘cuidado de si’: percepções de saúde dos docentes da educação básica

Mostrar registro simples

Autor Mossmann, Rodrigo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0922095679046407;
Orientador Gadea Castro, Carlos Alfredo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2303230429484169;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Covid-19 e ‘cuidado de si’: percepções de saúde dos docentes da educação básica;
Resumo Essa dissertação objetiva investigar e retratar a diversidade de percepções sobre a saúde - com ênfase na saúde física -, o ensino e as rotinas escolares de docentes de uma escola estadual na cidade de Novo Hamburgo (RS); a partir das suas vivências da pandemia da Covid-19. A mesma reverberou nas mais diferentes rotinas e exigências docentes, o questionamento feito foi, de que forma os docentes da Educação Básica praticaram o ‘cuidado de si’, com relação à sua saúde, em especial a saúde física? Trata-se de uma pesquisa empírica, de abordagem quanti-qualitativa, onde a fim de investigar com mais profundidade os desafios docentes vivenciados no contexto da pandemia da Covid-19 e do Ensino Remoto Emergencial (ERE), foi aplicado como método de pesquisa, um questionário de percepção de saúde docente. Foram convidados e aceitaram participar da pesquisa 27 docentes. Os resultados foram analisados e agrupados dentro de seis categorias de análise: identificação dos colaboradores, percepção da saúde física, percepção da saúde mental, estilo de vida, ‘cuidado de si’ e saúde docente, a partir da pandemia da Covid-19 e desafios docentes no ERE. A percepção da saúde docente foi positiva, nos três contextos analisados (antes/durante a pandemia da Covid-19 e atualmente). Já o 'cuidado de si' em relação à saúde, foi despertado nos docentes, a partir dos discursos e práticas associadas às ações de cuidado para com os exercícios físicos, alimentação, realização de exames de saúde preventivos, melhora do sono e diminuição do estresse. Os resultados deste estudo contribuem tanto ao corpo de conhecimentos relacionados à temática em questão, quanto ao subsídio para a criação de estratégias de promoção e prevenção da saúde/qualidade de vida dos docentes.;
Abstract This dissertation aims to investigate and portray the diversity of perceptions about health - with an emphasis on physical health - teaching and school routines of teachers at a state school in the city of Novo Hamburgo (RS); based on their experiences of the Covid-19 pandemic. The pandemic reverberated in the most different routines and demands of teachers, and the question asked was, how did basic education teachers practice ‘care of self' in relation to their health, especially physical health? This is an empirical study with a quantitative and qualitative approach. In order to investigate in greater depth the challenges teachers face in the context of the Covid-19 pandemic and Emergency Remote Education (ERE), a questionnaire on teachers' perceptions of their health was used as a research method. Twenty-seven teachers were invited and agreed to take part in the survey. The results were analyzed and grouped into six categories of analysis: identification of employees, perception of physical health, perception of mental health, lifestyle, ‘care of self' and teaching health, based on the Covid-19 pandemic and teaching challenges in ERE. The perception of teachers' health was positive in the three contexts analyzed (before/during the Covid-19 pandemic and currently). The ‘care of self' in relation to health, on the other hand, was awakened in teachers, based on the discourses and practices associated with taking care of physical exercise, eating well, carrying out preventive health tests, improving sleep and reducing stress. The results of this study contribute both to the body of knowledge related to the subject in question and to the creation of strategies to promote and prevent teachers' health/quality of life.;
Palavras-chave Pandemia da Covid-19; ‘Cuidado de si’; Saúde; Docentes; Covid-19 pandemic; ‘Care of self'; Health; Teachers;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2024-04-29;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13197;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística